Revista da EMERJ - V. 23 - N. 3 - Setembro/Dezembro - 2021

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 167-180, Set.-Dez. 2021  168 INTRODUÇÃO A autonomia privada reflete o mais íntimo de cada ser, ex- teriorizada como uma faculdade de agir do indivíduo. A questão que é trazida à baila consiste no cotejo da autonomia privada do indivíduo frente às garantias constitucionais da vida e da saúde, não só dele, individualmente considerado, mas da coletividade, numa releitura do Código Civil ajoelhado à Constituição da Repú- blica Federativa do Brasil, garantindo-se a cada um o direito de ser o que é, de pensar como queira, dentro das balizas do princípio da solidariedade, pois a democracia consiste na proteção dos direitos das minorias, desde que a maioria não sucumba frente a eles. O pluralismo político acontece quando o eu cede o lugar ao nós , em um verdadeiro acordo de cavalheiros que visa ao bem comum. Se a vacinação acarreta efeitos colaterais e é um mal neces- sário, há que se ter mente que a responsabilidade do Estado deve atuar como um guarda-chuva, a fim de conter as tempestades dos organismos humanos e, como tal, trazer de volta a esperança aos olhos de milhares de indivíduos que, mundo afora, lutam pelo seu bem mais precioso: a vida! 1. CASO PRÁTICO Emerinda Pipa Avoada era advogada e aspirante a cargo público. No popular, “concurseira”. Engravidou aos 15 (quinze) anos e, aos 28 (vinte e oito) anos, já era mãe de quatro (4) filhos. Casada comAparício Jeitoso, enfermeiro, vivia  arrumando confusão por onde passava, com sua personalidade difícil. Gos- tava mesmo era de “causar”. Teimosia em forma de gente, Emerinda, em pleno surto pandêmico, saiu alardeando que ninguém tocaria nela ou em seus filhos e, totalmente descrente do poder da vacina contra a Covid - 19, Pipa Avoada criou um blogue (página pessoal) na internet sob o seguinte rótulo:  -“Seja livre e voe o mais alto que puder”. Lá estava o desenho da Pipa. E prosseguia: “- Não per- mita que Governo ou popular algum lhe imponha uma vacina. O corpo é seu. O pensamento também”.

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