Revista da EMERJ - V. 22 - N.3 - Setembro/Dezembro - 2020
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 134-148, Setembro-Dezembro. 2020 135 utilizando como base o pensamento de Emmanuel Levinas, sem deixar de dialogar com outros autores nacionais e estrangeiros e também com outras áreas do conhecimento. O estudo apresenta indícios, por meio de comparativos e de experiências, de que a corrupção nasce com o homem, bem como em algumas outras espécies animais, citando, por exem- plo, o caso dos macacos-verdes que emitem um grito próprio para avisar que um predador se aproxima. Uma dessas experi- ências mostrou que um falso alarme era emitido quando outro macaco encontrava bananas. Com isso, o “mentiroso” conseguia afastar o concorrente para ficar com o alimento. Por outro lado, a pesquisa perpassa o conceito naturalista pelo qual o ser humano é contagiado e, portanto, produto do meio social. Acorrupção na sociedade moderna se tornou fractal 1 , o que torna mais complexa a rede que envolve o homem. O estudo bus- ca em autores como Voltaire, Goethe, Maquiavel, Eckermann, Em- pédocles, Demócrito, Epicuro, Lucrécio, Darwin, Provine , entre outros, os argumentos de autoridade para lastrear a investigação. Em um segundo momento, com base na perspectiva le- vinasiana, aborda-se a educação e o encontro com os direitos humanos, trazendo a forma de expor o conhecimento por uma pedagogia da alteridade, própria de Emmanuel Levinas. Assim, do encontro entre diferentes (e não entre indiferentes), emerge a qualidade da educação. E como o saber incorporado por meio da educação aflora em uma sociedade mais humanizada. Finaliza-se o estudo demonstrando, como resultado obtido, que a linguagem padronizada é imprópria para a humanidade. Esta necessita de um olhar individualizado e uma abordagem multidisciplinar para nortear soluções no combate à corrupção, que necessariamente passa pelo caminho da educação. PALAVRAS-CHAVES Alteridade; Corrupção; Direitos humanos; Educação; Em- manuel Levinas. 1 Estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala.
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