Revista da EMERJ - V. 22 - N.1 - Janeiro/Março - 2020
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 249 - 283, Janeiro-Março. 2020 257 do transporte ferroviário, porém, com uma operação substan- cialmente mais barata, e com custos de capital humano conside- ravelmente menores. Outra boa ilustração referente à economicidade dos driver- less cars é a maior eficiência no gasto de combustível 15 . Homens e mulheres, ao dirigir, tendem a acelerar mais do que o necessário, frear mais do que se precisa e, assim, conduzir o veículo com um consumo energético menor do que um sistema operacional costuma exigir. Seria uma diferença substantiva, já que a maioria dos carros deve se tornar elétrico no futuro 16 . Por fim, há o aspecto subjetivo do bem-estar na tomada de decisão dos consumidores. O ser humano tende a buscar o maior conforto possível dentro do que é financeiramente alcançável para ele, então, a partir do momento em que os carros autônomos atin- girempreços verdadeiramente competitivos, será normal quemui- tos comprem não pela segurança e nem por uma eventual redução de custos, mas pelo bem-estar que o bem lhes proporciona. 17 Reforça essa percepção o fato de que a Tesla, empresa de automóveis do multimilionário empresário Elon Musk, focada no desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica e com possibilidade de se autodirigirem, possui valor de mercado no mesmo patamar de gigantes do automobilismo, como Ford, General Motors e Fiat-Chrysler, mesmo com uma linha de pro- dução que ainda é consideravelmente menor 18 . Destaque-se que, quando se fala veículo autônomo ou ou- tra denominação semelhante, fala-se daqueles carros que conse- guem conduzir pessoas de um lugar ao outro recebendo apenas 15 FULTON, Lew; MASON, Jacob; MEROUX, Dominique. Three Revolutions in Urban Transportation. Institute of Transportation Studies, University of California, Davis, Research Report UCD-ITS-RR-17-03. 2017. Disponível em: https://its.ucdavis.edu/research/publications/?frame=https%3A%2F%2Fitspubs. ucdavis.edu %2Findex.php%2Fresearch%2Fpublications%2Fpublication-detail%2F%3Fpub_id%3D2723. Acesso em: 13/11/2018. 16 Na Inglaterra, a meta é banir os carros a diesel e gasolina até 2040, quando toda a frota circulante no país deverá ser elétrica. Disponível em: https://www.ft.com/content/e2c212a2-4f80-11e8-9471-a083af05aea7. Acesso em: 15/11/2018. 17 MURAMATSU, R; FONSECA, P. Psicologia e Economia na explicação da escolha intertemporal. Revista de Economia do Mackenzie. São Paulo, n.6, p. 87-112, jul. 2008. 18 Disponível em: https://qz.com/1347031/tesla-is-americas-most-valuable-carmaker-again/. Acesso em: 01/12/2018.
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