Revista da EMERJ - V. 22 - N.1 - Janeiro/Março - 2020
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 249 - 283, Janeiro-Março. 2020 256 No que tange à segurança, alguns números dos Estados Unidos podem ajudar a explicar. Sabe-se que o país dispõe de boa infraestrutura de rodovias e tem um largo mercado consu- midor de automóveis. Pois bem, 94% dos acidentes nos EUA no último ano foram causados por erro do motorista 11 . Ainda que a tecnologia exija tempo para ser implementada e seja considerada 100% segura, é de se esperar que, com a saída do fator humano, o número de mortes nas rodovias americanas caia drasticamente e isso, consequentemente, fomente a difusão dos bens autônomos. Somente dois acidentes com veículos autônomos foram registra- dos desde 2015 até a presente data, em razão de falha no sistema. Os números parecem demonstrar que anualmente acontecem mais acidentes com veículos guiados do que autônomos, pelo menos nos últimos três anos. 12 No que tange aos custos, todos os setores econômicos de al- guma forma pagam motoristas direta ou indiretamente para seu devido funcionamento e estão interessados no piloto cem por cento automático, uma vez que poderão diminuir consideravel- mente seus custos com o advento da nova tecnologia. A título de ilustração, a Uber nos EUA, vem investindo pesadíssimo na im- plementação da inteligência artificial nos veículos rodoviários, o que poderá tornar o motorista humano descartável no futuro. 13 Outro interessante exemplo que se vincula aos ganhos de produtividade em caso de implementação dessa tecnologia são os caminhões-trem de um só motorista da Tesla 14 . Com efeito, o projeto é de que, no futuro, um caminhão guiado por um único motorista coordene outros caminhões que o seguem na traseira imediata, sem que haja entre eles nenhuma conexão mecânica ou magnética. Será possível, com a implementação dessa nova tecnologia, transportar mercadorias em volume semelhante ao 11 Disponível em: https://crashstats.nhtsa.dot.gov/Api/Public/ViewPublication/812115. Acesso em: 27/10/2018. 12 Institute for Highway Safety. New estimates of benefits of crash avoidance features on passenger vehicles. Dispo- nível em: http://www.iihs.org/iihs/sr/statusreport/article/45/5/2. Acesso em: 27/10/2018. 13 Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/features/2016-08-18/uber-s-first-self-driving- fleet-arrives-in-pittsburgh-this-month-is06r7on. Acesso em: 29/11/2018. 14 Disponível em: https://br.udacity.com/blog/post/tesla-semi. Acesso em: 25/11/2018.
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