Direito em Movimento

Inglês Português
Revista Direito em Movimento

A revista “Direito em Movimento – um outro direito é possível”, é uma ferramenta institucional publicada pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, com múltiplos objetivos. A revista se apresenta na comunidade acadêmica com uma visão transdisciplinar do Direito, privilegiando a ampliação do conhecimento da cultura jurídica e da complexidade humana em relação aos conflitos sociojurídicos.

A publicação consiste em um repertório on-line de artigos de diversidade nos campos jurídico e disciplinas afins, visando facilitar sua divulgação em prol do diálogo profícuo entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras nas matérias pertinentes à sua linha de editoração.

A pós-modernidade, o agora, necessita de maior interseção entre as áreas do saber, que se interconectam, como a interlocução de trabalhos jurídicos com as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), a história, a psicologia, a pedagogia, a economia, a administração, dentre outras interfaces possíveis. O periódico recebe e valoriza trabalhos que transitam e estabeleçam elos de contato, mais ou menos profundos, com todas as vertentes de construção do conhecimento. Na solitária senda do Direito, apreciamos os trabalhos que envolvam temas sobre os Juizados Especiais Cíveis, Criminais e de Fazenda Pública, e no âmbito da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Deste modo, a Revista Direito em Movimento, de forma colaborativa e emancipadora, valorizamos uma epistemologia e uma metodologia proveniente de uma jornada científica contemporânea, que adapte o movimento das leis e da jurisprudência ao dinamismo da vida real. Por este motivo, o periódico com quatro seções, todos de cunho científico, a saber. Reflexões sobre casos célebres, decisões comentadas e também comentários à legislação, além dos artigos científicos, todos submetidos à revisão duplo- cego e obedecendo às normas Qualis.

A revista possui periodicidade semestral, para o atendimento aos critérios propostos pela Capes, a fim de atingirmos uma Web Qualis de excelência e contar com um corpo editorial formado por renomados mestres, doutores e pós-doutores, de carreira acadêmica consolidada em diversos centros de ensino universitário e de formação de magistrados de diversos estados brasileiros e de outros países.

Cristina Tereza Gaulia
Coordenadora Editorial da Revista Direito em Movimento

Hector Luiz Martins Figueira
Assessor acadêmico da Revista Direito em Movimento


Acesse as Normas para Submissão.