Direito em Movimento - Volume 19 - Número 2 - 2º semestre - 2021

186 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 19 - n. 2, p. 183-210, 2º sem. 2021 ARTIGOS mento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui a forma básica da explicação científica. [...] c) arqué – a fim de se evitar a regressão ao infinito da explicação causal os filósofos vão postular a existência de um elemento primordial que serviria de ponto de partida para todo o processo; d) kosmos – o cosmo é o mundo natural enquanto realidade ordenada de acordo com princípios racio- nais, ordenação racional, ordem hierárquica que se opõe ao caos. O cosmo é uma ordem racional, uma ‘razão’, significando a existência de princípios e leis que regem, que organizam essa realidade; e) logos – é o discurso, fundamentalmente uma explicação em que razões são da- das. [...] é o discurso racional, argumentativo, em que explicações são justificadas e estão sujeitas à crítica e à discussão. (MOTA, 2008. p. 4). Tempos depois, a escola atomista elabora uma percepção mais sofisti- cada a respeito da natureza, a qual postula que o universo é composto pelos átomos (partículas corpóreas, imutáveis, indestrutíveis, invisíveis, plenos, in- finitos, dotados de movimento) e pelo vazio. Assim, os seres não surgem do nada, mas dos átomos. Conforme Demócrito de Abdera, o fenômeno sensível é subjetivo. De acordo com Diógenes, apenas o átomo e o vazio são conside- rados princípios corretos, sendo o remanescente apenas opinião (subjetivo) (DIÓGENES, IX, 44). Ainda de acordo comDemócrito, a necessidade seria o que determina o mundo, o que faz com que a natureza seja causada e presa pela necessidade (MOTA, 2008, p. 6). O fator tempo nesse entendimento só se faria presente na esfera subjetiva, já que a matéria só é eterna e autônoma na medida em que se abstrai da temporalidade (MARX, 1841, p.50). Um novo entendimento da natureza, holística e determinante do real, surge com Epicuro, que torna objetiva a contradição entre a essência e a existência no conceito de átomo. O epicurismo dá destaque ao tempo, o qual se encontra assentado na “dimensão fenomênica, sendo a temporali- dade a marca fundamental dos fenômenos” (MOTA, 2008, p. 7). O tempo passa a ser considerado o acidente do acidente (modificação que reflete sobre si mesma). Ao discorrer sobre as qualidades dos átomos Epicuro fala sobre a grandeza, a forma e o peso, sendo este último existente como relação entre os átomos e, assim, como diferença de peso (MARX, 1841, p.43).

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