Direito em Movimento - Volume 19 - Número 1 - 1º semestre - 2021
224 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 19 - n. 1, p. 205-239, 1º sem. 2021 ARTIGOS to da liberdade. A liberdade, por ser originária do ser, é difícil de ser exerci- da, posto que existem tábuas de valores por meio das quais ela é constituída, sendo necessário partir do nada. Omal-estar da liberdade ocorre pelo fato de o sujeito ser lançado no mun- do de forma livre, tendo que realizar escolhas que não são predeterminadas, po- dendo causar angústia, solidão, por não saber quais escolhas fazer. O problema da liberdade é que se não tomar uma decisão quanto às escolhas, a humanidade poderá abrir mão da liberdade, escolhendo não ser livre. Tal escolha não pode ser feita, pois o ser é definido pela sua liberdade que está inserida na natureza da pessoa, bem como se confunde com o próprio ser. O ser, quando definido como liberdade, está em um processo de modificação, não é estático, acabado ou enraizado.A liberdade é originária, absoluta e ilimitada na ética contemporânea. A liberdade na contemporaneidade faz o sujeito realizar escolhas a respeito do que é oferecido e imposto na sociedade. A dificuldade de ser li- vre ocorre quando tudo que é oferecido não passa pelo critério da liberdade, e sim vem pronto, imposto, fazendo com que o sujeito não se responsabilize pelas escolhas por ele feitas. Por isso, é possível compreender a ética como uma atitude proveniente do próprio ato, independente do fim desejado. O indivíduo deve ser ético por opção, e não por conveniência ou esperando um resultado. O agir ético só é possível quando o Estado dá condições para o exercício da liberdade. A conduta ética deve ser proveniente do próprio indivíduo por meio da criação da sua identidade. A criação da identidade do ser está em constante modificação na con- temporaneidade. O ser, ao ser definido como liberdade, está em um proces- so de modificação, não é estático, acabado ou enraizado. A construção da identidade é realizada a partir da liberdade, de ser livre, e não somente ter a liberdade. A construção da identidade, do que vem a ser o homem, só é pos- sível com base na liberdade. A liberdade é indispensável para a moralidade. Caso o agente não seja livre, ele não pode assumir as responsabilidades pe- las suas decisões. A liberdade é tida como o grande valor da ética contem- porânea. A liberdade de escolha é a questão fundamental da moralidade.
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