Direito em Movimento - Volume 18 - Número 3 - Edição Especial

253 ARTIGOS Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 3, p. 236-258, 2020 - Ed. Especial forma, falar em interação significa falar em língua/gem. a. Língua : Para a Ecolinguística, L não é entendida apenas como es- truturas formais, e sim como a maneira pela qual um determinado povo se comunica. Sempre que uma determinada comunidade tiver um nome para seu modo de comunicar e interagir, teremos uma Língua (COUTO, 2009, p. 97). A língua é um fenômeno sociointerativo. O termo língua tem um significado abrangente, não ficando adstrito à modalidade falada ou escrita, apesar de essa modalidade ser proeminente nas interações. b. Povo : P, na Ecolinguística, possui três sentidos: i) organismos hu- manos que compõem o meio ambiente físico; b) parte mental dos membros de uma comunidade; c) cada membro da comunidade da perspectiva da co- letividade. Atribuímos, portanto, três elementos a P: organização – pensa- mento e interação. P é responsável pela existência de L. Sem P, não haveria L. P não é só criador, mas também o mantenedor de L, isto é, o hospedeiro de L. P também é integrante do Território. Tanto é que Povo integra os elementos do Estado. c.Território: é a sede da língua e condição sine qua nom para existirem as interações. Os homens interagem em um determinado espaço físico. T é a base material. Em T, surge qualquer comunidade, mesmo que, depois de formada, se desloque, mas, em algum momento, essa comunidade estará em um espaço físico definido. Território não se refere apenas ao espaço fixo; T pode ser flutuante, espaciotemporal, território por extensão (terminologia jurídica). Ao lado de P e de L, T também constitui um dos elementos do Estado. Esses elementos, embora estejam bem definidos, vinculam-se para formar o MA fundamental da língua, que corresponde ao todo composto por P e T, sendo L as interações. 3.2. Meio Ambiente da Língua Segundo Couto (2007), o meio ambiente da língua é formado pelo meio ou entorno em que as interações ocorrem e pode ser encarado à luz de três perspectivas distintas.

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