Direito em Movimento - Volume 18 - Número 2 - 2º semestre/2020

80 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 2, p. 73-107, 2º sem. 2020 ARTIGOS parte, o documento descreve e justifica a proposta de trabalho e, na segun- da, apresenta o modelo de “grupo reflexivo”. A PESQUISA DE CAMPO O campo de realização da pesquisa foi o I Juizado da Violência Do- méstica e Familiar contra a Mulher – I JVDFM, da Comarca da Capital do Rio de Janeiro. A escolha desse Juizado justifica-se por ter sido o primeiro, no Estado do Rio de Janeiro, a implantar os grupos reflexivos para autores de violência de acordo com a Lei Maria da Penha. Os grupos são coordenados por duplas de psicólogas e assistentes sociais. Em um primeiro momento, a equipe realiza entrevista individual com os encaminhados, para avaliar se o perfil é adequado ao trabalho em grupo. Além do planejamento e coordenação dos encontros, também são de responsabilidade da equipe o contato, o agendamento de entrevista, o acompanhamento do processo e o atestado de participação. Em 2016, a situação mais comum para encaminhamento ao grupo era a suspensão condicional da pena, ou sursis . Nesses casos, já houve a condenação, e a frequência aos grupos é determinada pela autoridade judicial como uma das condições para a suspensão da pena. Ao final do ciclo de oito encontros dos grupos, a equipe técnica anota no processo a frequência do acusado. Após mais de uma década da promulgação da Lei Maria da Penha, os resultados dessas intervenções não são amplamente conhecidos, nem há acordo quanto às formas de avaliar os resultados, em termos de indicadores e metodologia de análise. Nos dois documentos oficiais que orientam o trabalho com autores de violência (BRASIL, 2011; EMERJ 2012), é ressaltada a importância da ava- liação. O documento de orientação da CEJEM traz um formulário que deve ser respondido pelos participantes sobre as mudanças nos seus comporta- mentos e atitudes, no último dia do grupo e 90 dias após o término da ativi- dade. Esse instrumento de avaliação tem como objetivo medir quantitativa

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