Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020
123 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS Joviano foi sucedido no Oriente pelo ariano Valente, o que acarretou nova troca de bispos nas dioceses. Já no Ocidente, o tolerante imperador Valentiniano I não enfrentou grandes problemas, pois aí o arianismo não tinha raízes profundas. Mesmo com Valente, todavia, a ortodoxia nicena sobreviveu, promo- vida por novos campeões como Basílio, bispo de Cesaréia. Diante da pouca simpatia imperial, Basílio buscou apoio em Damásio, que viera a sentar-se na cadeira de São Pedro em Roma. Vale citar sua obra, o “ Tomus Damasi ”, em que definia a ortodoxia com relação à Santíssima Trindade e condenava todos os desvios doutrinários da época, como o arianismo. No lugar de ousia , Damásio empregava a palavra essentia e substantia e, para hypostase , se referia a personae . Tentava superar a menor aptidão da língua latina para abstrações teológicas, motivo de eterna crítica da parte dos helênicos. O “ Tomus Damasi ”, contudo, reafirmava a primazia universal de Roma. Não obstante esse ponto, Ocidente e Oriente começavam a se reaproximar. Em 378, Valente, o último imperador ariano, veio a morrer na bata- lha de Adrianopla, em que as tropas romanas sofreram humilhante derrota frente aos godos. Em 380, o Império do Oriente finalmente passou para o hispânico Teodósio, niceno convicto, que herdou um Império ainda di- vidido. Antes de entrar em Constantinopla, cidade ariana 37 à exceção de Gregório de Nazianzeno 38 resistindo em sua igreja, Teodósio publicou em Salônica 39 um édito conferindo contornos jurídicos claros à Santíssima 37 GIBBON, Edward, op. cit . Livro II, p. 9, transcreve o ridículo da situação em que a questão teológica se tinha transformado em Constantinopla: “ This city is full of mechanics and slaves, who are all of them profound theologians, and preach in the shops and in the streets. If you desire a man to change a piece of silver, he informs you wherein the Son differs from the Father; if you ask the price of a loaf, you are told, by the way of reply, that the Son is inferior to the Father; and if you inquire whether the bath is ready, the answer is, that the Son was made out of nothing .” 38 Gregório de Nazianzeno, doutor da Igreja, representa um dos campeões do credo niceno da segunda ge- ração. Seu episcopado em Constantinopla sofreu perseguições tanto do imperador Juliano quanto da maioria ariana existente naquela cidade, tendo até sido ferido num ataque à sua igreja. 39 Teodósio passou por Salônica a caminho de assumir sua nova capital, Constantinopla. Naquela cidade, logo antes de publicar o édito de Salônica, recebeu o batismo do bispo niceno Ascólio, tornando-se o primeiro imperador romano a ser batizado na ortodoxia. Esclareça-se aqui que o próprio Constantino I tinha recebido tal sacramento da parte do ariano Eusébio de Nicomédia (GIBBON, Edward, op. cit. Livro II, p. 7).
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