Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

121 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS A vitória dos opositores do arianismo, todavia, durou pouco. Na ver- dade, a profissão de fé de Nicéia gerava pouco consenso. Constantino, en- tão, acabou por permitir a volta de Ário e de Eusébio de Nicomédia 32 . Os arianos aproveitaram para contra-atacar, levantando acusações contra os nicenos. Nessa esteira, os Eusébios (de Nicomédia e de Cesaréia) lograram destituir de suas sedes Eustáquio de Antioquia, Marcelo de Ancira 33 e Ata- násio, que sucedera a Alexandre em Alexandria, em 328, e iria se converter no símbolo da resistência ao arianismo. Atanásio retirou-se para Treveris (Trier), permanecendo sob a custódia de Constantino II, o Menor (filho). Ário morreu em 335 34 e Constantino em 337, sendo este sucedido por seus filhos Constantino II, Constante e Constâncio. Mas Constantino II logo faleceu, e o Império restou dividido entre Constante, no Ocidente, simpático aos nicenos, e Constâncio, no Oriente, favorável aos arianos, o que acirrou ainda mais as diferenças entre as Igrejas ocidental e oriental. Em Roma, o Papa 35 Júlio acolheu os bispos nicenos depostos no Oriente e se arvorou em juiz da causa. Invocava a primazia de Roma em questões eclesiásticas, eis que era túmulo dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo. Contestava a decisão que depusera Atanásio, pois exigiria a concordância de Roma. Já o Oriente invocava a anterioridade da sua Igreja com relação à da Europa. Independentemente, em 341, reuniu-se em Roma um concílio com os bispos ocidentais e os refugiados, reinvestindo Atanásio e acusando 32 A rigor, Eusébio de Nicomédia, junto com Teognis e Maris, estava disposto a subscrever o termo homoiousios (que traduz semelhança em vez de igualdade) em vez de homoousios , na ata do concílio de Nicéia (WILLIAMS, Rowan, op. cit. p. 89). 33 Marcelo de Ancira, apesar do apoio de Atanásio, era mais exatamente um sabeliano, crença que considera- va a segunda e terceira pessoas da Santíssima Trindade como aspectos, ou modos, do Pai, com forte influência docetista. 34 Ário foi formalmente reabilitado no sínodo de Jerusalém; entretanto, no dia marcado para seu triunfo em Constantinopla, ele faleceu. Tal fato nos é trazido por Atanásio, quem enxergou aí a ajuda celestial à Igreja para se livrar de seus inimigos (GIBBON, Edward, op. cit . p. 694). 35 A rigor, os termos “Papa” e “papado” são melhor empregados para a época em que, após a queda do Império do Ocidente, Roma reuniu sob sua órbita os novos reinos germânicos da Europa. Às vezes, porém, o patriarca de Alexandria era referido como o papa da Igreja oriental.

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