Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

118 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS com autoridade sobretudo carismática, formava-se também uma estrutu- ra mais hierarquizada, com os bispos procurando impor certa disciplina entre os fiéis, necessidade imperativa da nova era. Ário, quiçá, ainda era um remanescente daquela época anterior, um theodidaktos , pregando uma liberdade acadêmica já inadequada para o crescimento e a unidade da instituição. A partir da heresia ariana, a política religiosa se apresenta mais coercitiva 19 . Logo após sua suposta conversão ao Cristianismo 20 ,Constantino reuniu mais uma vez o Império sob seu comando único. No Oriente, entretanto, encontrou a Igreja dividida entre arianos e católicos 21 . Sabia que a unidade do Império dependia da unidade da Igreja.A rigor, era um estadista e ummilitar, mas não compreendia bem as razões teológicas da desunião. A fim de dirimir a disputa, enviou a Alexandria seu conselheiro mais próximo para assuntos religiosos,Ósio 22 , bispo de Córdoba. Apesar de Ósio se opor a Ário, procurou um consenso, num sínodo convocado para tanto.Mas de nada adiantou, pois Ário declinou do encontro. Constantino decidiu então convocar um grande concílio abrangendo toda a Igreja. A concórdia exigia o consenso entre os bispos, tal qual ele já havia conseguido em 314, em Arles, relativamente à heresia donatista 23 . 19 Sobre a questão dos primórdios da hierarquização na Igreja, leia WILLIAMS, Rowan, op. cit., cap. 3. 20 A conversão real de Constantino é tema de profundas controvérsias. Só foi batizado no seu leito de morte e costumava adorar o Sol Invicto como divindade. Praticou os atos rituais da religião oficial de Roma até os 40 anos e cometeu diversas crueldades na sua vida pessoal, até com seus familiares. Não obstante seu sincretismo, Paul VEYNE, em “ Quando o nosso mundo se tornou cristão ”, Ed. José Olympio Ltda., aponta também para a sinceridade de sua fé, desprezando qualquer pressão dos cristãos a adotar sua religião, na medida em que eram minoria àquela altura. 21 A rigor, o termo católico só pode ser empregado a partir do édito de Salônica em 380, mas aqui o utilizamos para distinguir dos arianos. Hoje, o termo se restringe à Igreja de Roma. 22 Ósio (257-359), bispo de Córdoba, era conselheiro de Constantino e foi, até a sua morte, um dos maiores defensores do credo niceno, juntamente com Atanásio e Hilário de Poitiers. 23 A heresia donatista incandesceu o norte da África no século IV, mas não se refere à Santíssima Trindade. Do- nato e seus seguidores não admitiam na Igreja aqueles bispos que haviam apostatado durante as perseguições de Diocleciano, os lapsi , mesmo que para salvar suas vidas.

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