Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

117 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS o Filho é quem havia gerado o Espírito Santo 16 . As três hypostasis se tornam assim distintas e não possuem a mesma essência. Em 318 17 , ao se deparar com essas ideias, Alexandre, bispo de Alexan- dria, tentou convencer Ário a se retratar. Entretanto, ele se recusou a fazê-lo e, insubordinando-se contra a hierarquia clerical, buscou apoio junto a ou- tros discípulos de Luciano, notadamente Eusébio de Cesaréia e Eusébio de Nicomédia. Alexandre convocou um sínodo da Igreja de Alexandria, em 320, com 100 bispos egípcios e líbios, segundo relata São Jerônimo. Ário foi instado a corrigir suas convicções e, diante da recusa, foi excomungado e expulso da cidade com seus seguidores. Fora de Alexandria, porém, Ário encontrou vários adeptos, em parte pela simpatia de Eusébio de Cesaréia e Eusébio de Nicomédia, a quem recorreu, até por ter este último fácil acesso aos círculos imperiais. Em decorrência, foram realizados mais três concílios regionais em torno da questão: um na Bitínia, outro na Palestina e o terceiro em Antioquia 18 . Os dois primeiros endossaram as teorias de Ário, mas o terceiro as considerou heréticas e excomungou todos os que as apoiavam, inclusive Eusébio de Cesaréia. Note-se que acabara de ascender à sede de Antioquia um aliado de Alexandre de Alexandria. A controvérsia ariana criou uma profunda divisão dentro da Igreja do Oriente. Eusébio de Nicomédia tentava recolocar Ário na sua anti- ga função na Igreja egípcia, desrespeitando assim a decisão hierárquica eclesiástica que o havia banido. Até o reconhecimento oficial do cristia- nismo, a Igreja ainda convivia com certa desordem na sua organização. Apresentava um sistema hierárquico dual, em que, ao lado de pregadores 16 A concepção, segundo a qual o Espírito Santo teria sido gerado pelo Filho, foi objeto da heresia macedo- niana, encabeçada por Macedônio, patriarca de Constantinopla em meados do século IV. Sua versão do credo de Nicéia resulta a seguinte: “ Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai (e do Filho); e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas ”. Na Santíssima Trindade, segundo essa crença, haveria uma subordinação piramidal. 17 O ano de 318 é a data que podemos considerar como o início da controvérsia ariana. 18 WILLIAMS, Rowan, op. cit. , p. 64, que data tais sínodos no ano de 324.

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