Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

116 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS De sua obra, citem-se as cartas a Eusébio de Nicomédia, figura im- portante no arianismo, a Alexandre, bispo de Alexandria e seu rival, e ao imperador Constantino. Escreveu também pequenas canções dirigidas ao povo de Alexandria, no intuito de popularizar suas convicções cristológicas, tais quais os jingles de hoje. Essas informações provêm de Eusébio de Ce- saréia, na sua “ Vida de Constantino ”, de Epifânio, no seu “ Panarion ”, além de Rufino, Sócrates, Sozomeno 15 , Teodorete, Filostorgio e principalmente Atanásio, em sua “ Apologia contra os arianos ”. Seu texto mais importante, entretanto, é a “ Thalia ”, do qual nenhum exemplar nos chegou, mas somente as críticas da parte de Alexandre e Ata- násio, o que nos dá uma ideia apenas fragmentária do seu conteúdo. Foi es- crito após sua excomunhão e expulsão de Alexandria, quiçá em 320, quando se refugiou na Palestina e teve mais contato com círculos lucianistas. Nele apresenta a defesa das suas ideias na controvérsia. Pondere-se, entretanto, como aventa Rowan Williams (WILLIAMS, 2010, p. 82), que a Thalia nunca fez parte do dossier em voga sobre o arianismo. Sua relevância pro- vém mais das críticas de seus inimigos do arianismo, apontando-a como o início de todas as ideias heréticas que atacavam. É, de fato, lamentável que conheçamos as ideias de Ário apenas a partir de seus inimigos. Hoje se indaga se sua intenção seria tão revolucionária como se imagina. A doutrina da “ Thalia ” deriva das escolas neoplatônicas alexandrinas. Entendia que o Pai era único e indivisível, princípio não gerado de todas as coisas ( agenetos arché ), pelo que não poderia compartilhar sua essência ( ousia ) com o Filho. O Logos , portanto, não poderia ser consubstancial ( ho- moousion ) ao Pai. Fora gerado do nada, finito e distinto Daquele, embora com duração maior do que a dos tempos (ESCRIBANO, op.cit., p. 421). Negava ou reduzia, portanto, a divindade do Filho. Acreditava também que dos maiores campeões do arianismo e não deve ser confundido com seu contemporâneo Eusébio de Cesaréia, autor de notória História Eclesiástica . 15 Sozomeno foi um escritor cristão da Palestina no século V e vem mencionado diversas vezes neste trabalho. Escreveu uma História Eclesiástica de IX livros, começando com Constantino e terminando com Valentiniano III, último imperador da família de Teodósio.

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