Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

115 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS do pela Igreja do Oriente e virou ponto de disputa com a ocidental, a qual se manteve fiel ao credo niceno. A oriental invocava sua precedência, mas Roma advogava sua primazia hagiológica, por abrigar o túmulo dos dois maiores apóstolos da cristandade, S. Pedro e S. Paulo. Essa fratura entre as partes do Império dá início gradual ao cisma que cindirá a cristandade no final do primeiro milênio. Do ponto de vista teológico, contudo, a contro- vérsia acabou por definir o dogma intrincado da Santíssima Trindade. A solução encontrada concebe Deus como uma única ousia e três hipostasis , como o pretende o Oriente; ou uma única substantia e três personae , segun- do os latinos. Vale ressaltar que estes tinham mais senso prático e não viam tanto problema nos pormenores semânticos da discussão; já os gregos pos- suíam um idioma mais sofisticado para conceitos abstratos e se debatiam em torno de sutilezas, consideradas vãs pelos romanos 11 . Ário provinha da Cirenaica 12 e era presbítero em Alexandria, onde, em 318, tivera contato com a filosofia neoplatônica de Orígenes sobre as três pessoas da Santíssima Trindade. O pensamento de Orígenes era passí- vel de ser interpretado como subordinacionista, visto que “aunque concebía el proceso de derivación del Hijo del Padre como generación eterna y contínua, al aplicar el esquema platónico de la generación a partir de un princípio, distin- guía un antes y un después, con el consiguiente cambio” (ESCRIBANO, 2003, p. 420). Ário também herdara influências subordinacionistas de Luciano de Antioquia 13 , que teve também como discípulos Eusébio de Cesaréia e Eusébio de Nicomédia 14 . diverso são heresias e constituem crime. Trata-se de extenso diploma legal positivando a questão da Santíssima Trindade. 11 GIBBON, Edward, op. cit. , p. 659, afirma que, na época de Constantino, a Igreja católica era administrada por 1.800 bispos, dos quais 1.000 nas províncias de fala grega e 800 nas de fala latina. 12 Tal informação nos é dada por Filostórgio, historiador ariano da época, que menciona também a existência de outros bispos aliados seus na região líbia, Segundo e Teonas ( apud WILLIAMS, Rowan, op. cit. , p. 43). 13 A rigor, aqueles que comungavam as ideias de Ário, na época, não eram chamados de arianos, como hoje os designamos, mas de lucianistas, dada a precedência de Luciano de Antioquia em elaborar teorias subor- dinacionistas para o Filho. É o que transparece de uma correspondência de Ário a Eusébio de Nicomédia, ao empregar o termo sylloukianista . 14 Eusébio (280-341), bispo de Beirute, tornou-se em seguida Eusébio bispo de Nicomédia e depois bispo de Constantinopla. É mais conhecido como de Nicomédia, e assim será designado neste trabalho. Trata-se de um

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