Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020
113 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS de formação de sua própria identidade. E as repercussões dessa questão afetarão profundamente os tempos subsequentes, com consequências até séculos depois. 2 – O ARIANISMO A história do século IV teve como importante pano de fundo a ques- tão teológica do arianismo. A controvérsia começou com Constantino, em 318, quando o cristianismo se alçou a religião oficial do Império Romano, e só foi pacificada no Concílio de Constantinopla de 381, com Teodósio I. Girava em torno da divindade de Jesus Cristo, com suas implicações na transcendência e unidade divinas. Como conciliar o monoteísmo cristão com a distinção entre Pai e Filho e a consequente encarnação de Cristo? Desde os gnósticos 1 , nos séculos II e III, discutia-se a dimensão do mistério da Santíssima Trindade. Orígenes 2 , da escola neoplatônica de Alexandria, valeu-se do método alegórico de interpretação das Escrituras para distin- guir no Deus único três hipostasis ou pessoas. Ário 3 , em seu turno, concebeu que o Filho, embora de duração mais longa do que tudo que foi criado, teria também sido criado pelo Pai 4 , e que assim teria um fim. Essa teoria subordinacionista do Filho em relação ao Pai não foi admitida pela ortodo- xia, gerando sérios debates dentro da Igreja, muito em razão de rivalidades 1 Segundo nos relata GIBBON, Edward, ( The decline and fall of the roman empire , The Modern Library, vol. I, p. 393), as escolas gnósticas são características dos primeiros séculos da cristandade e são formadas, em sua grande maioria, por cristãos de origem não judaica, fundindo elementos teológicos de várias matrizes. Eram divididas em mais de 50 seitas, tais como basilianos, valentinianos, marcionitas, carpocracianos, maniqueus etc. Na sua maioria, surgiram no século II DC, floresceram no século III e foram suprimidas nos séculos IV e V, pela prevalência de controvérsias mais relevantes, que foram as heresias da Santíssima Trindade. 2 Orígenes de Alexandria foi um dos grandes pensadores da Igreja e viveu entre 185-253 DC. Aplicou os instrumentos da filosofia platônica ao cristianismo. Seu pensamento enfatizava a distinção entre alma/corpo e espírito/matéria, para explicar a encarnação do Logos, segundo a Santíssima Trindade. 3 Ário era um presbítero originário da Cirenaica que vivia em Alexandria, tendo nascido por volta de 250 DC. Era discípulo de Luciano de Antioquia, de quem tinha extraído as bases de seu pensamento para formular sua heresia. Sobre o tema, recomenda-se a leitura de WILLIAMS, Rowan, Arrio , Ediciones Sigueme, Sala- manca, 2010. 4 Um ponto polêmico nas Escrituras sobre essa questão está no Provérbio 8, 22, Elogio à Sabedoria , que diz que “ O Senhor me criou, como primícia de suas obras, antes do começo da terra ”.
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