Direito em Movimento - Volume 18 - Número 1 - 1º semestre/2020

111 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18 - n. 1, p. 111-128, 1º sem. 2020 ARTIGOS A HERESIA ARIANA João Marcos Castello Branco Fantinato Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutorando em História do Direito pela Universidade de Lisboa. Recebido em: 11/03/2019 Aprovado em: 26/03/2019 e 04/03/2020 RESUMO: Quando o Império Romano se tornou oficialmente cris- tão, o cristianismo passou a enfrentar profundas dissidências em sua teologia, notadamente sobre a Santíssima Trindade. Em 318, Ário concebeu que o Filho teria sido criado pelo Pai e, portanto, lhe seria subordinado. Tal noção, entretanto, reduzia a divindade de Cristo e, por isso, foi considerada heresia, despertando fortes resistências na Igreja. Para resolver a controvérsia, Constantino convocou o pri- meiro concílio ecumênico da História em Nicéia, em 325, o qual estabeleceu que o Filho é “consubstancial” ao Pai. A unidade da Igreja e do Império, contudo, não restou garantida. O arianismo so- breviveu ainda entre os povos germânicos que invadiram o Império e, no Oriente, surgiram ainda discórdias sobre as naturezas humana e divina de Cristo. A heresia ariana, porém, ajudou a Igreja a definir melhor a teologia cristã, afastando ideias contraditórias. ABSTRACT: When the Roman Empire became Christian, christianity had to face deep dissentsin its theology, namely about the Holy Tri- nity. As of 318, Arius has conceived the Son as beeing created by the Father and, therefore, subordinate to Him. Such a conception, however, decreased Its divinity and, thus, was considered an heresy, provoking a strong resistence whithin the Church. In order to solve the problem, Constantine summoned up the first ecumenical council of History, in Nicaea, 325, which decided that the Son was ‘consubs- tantial‘ to the Father. Nevertheless, the unity of the Church and of the Empire were not granted. Arianism has survived among the germa-

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