Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019
87 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 77-107, 2º sem. 2019 ARTIGOS No ano de 2017, o ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Var- gas (FGV Direito SP), promoveu o levantamento de informações em di- versos estados da Federação com o objetivo de acompanhar o sentimento da população brasileira em relação ao Poder Judiciário. Os dados coletados no primeiro semestre, quando comparados com os do mesmo período do ano anterior, revelaram uma queda na confiança da população brasileira em praticamente todas as instituições avaliadas, em especial uma piora signifi- cativa na avaliação da Justiça, sobre a qual paira a percepção de que se trata de instituição lenta, cara e difícil de ser utilizada. O relatório aponta que, para 81% dos entrevistados, o Judiciário resolve os casos de forma lenta ou muito lenta e custa caro ou muito caro, ao passo que 73% dos respondentes consideram que o Judiciário é difícil ou muito difícil de utilizar 22 . Diante desse horizonte, não é preciso muito esforço para se concluir que soluções precisam ser encontradas. Com urgência. 3 SUGESTÕES DE MELHORIA DOS SERVIÇOS JUDICIÁ- RIOS PRESTADOS AOS CIDADÃOS Ainda na década de 90 do século passado, havia quem percebesse certa tendência em se tratar os cidadãos como consumidores. Na literatura, por exemplo, Néstor García Canclini 23 chamava atenção para o fato de que, “ num tempo em que as campanhas eleitorais se mudam dos comícios para a te- levisão, das polêmicas doutrinárias para o confronto de imagens e da persuasão ideológica para as pesquisas de marketing, é coerente nos sentirmos convocados como consumidores ainda quando se nos interpela como cidadãos .” Acontece que as mudanças geradas pelo processo de globalização e os impactos que a internet e a tecnologia projetaram sobre os mais variados aspectos da sociedade alteraram sensivelmente as possibilidades e as formas 22 Disponível em: <https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/relatorio_icj_1sem2017.pdf> . Acesso em 26.mar.2019. 23 CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos . Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999, pp. 37-38.
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