Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019
72 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 52-76, 2º sem. 2019 ARTIGOS controle, pois podem vir a representar risco social, preconceito derivado de um perfil dos jovens que se identificam com tal estilo musical. O funkeiro, nesse bojo, é encarado como “problema social”. Já para Lopes (2010) o funk de fato se relaciona com uma “cultura negra contemporânea”, mas para ela, ele “desafia as fronteiras dos estado- nação com seus padrões de ética e estética (p. 19)”.A positivação e o dimen- sionamento da cultura funk para a autora vai além, já que: O funk evidencia como a juventude negra e favelada reinventa-se criativamente com os escassos recursos disponíveis, subvertendo, muitas vezes, as representações que insistem em situá-las como bai- xa e perigosa … funke-se . Silva (2009) considera tais nuances em sua pesquisa. A autora destaca, por exemplo, questões singulares relacionadas ao funk, seu entroncamento com o mundo das drogas, e relações sociais singulares estabelecidas na cida- de do Rio de Janeiro, tais quais: a existência de facções rivais pelo controle do comércio de substâncias ilícitas e as influências decorrentes disso no estabelecimento de bailes funks em diferentes favelas da cidade; a conside- ração do funk como entretenimento não alienante; e a percepção de tipo de proteção social decorrente do tráfico/funk. Silva (2009) ainda destaca as representações do funk associadas ao lazer semanal de jovens na favela como uma manifestação de cultura local; e também como a reafirmação da “vocação democrática da cidade do Rio de Janeiro” (p. 39). O estilo musical é também reconhecido como legítimo território de lazer à juventude por Facina e Lopes (2010). A observação participante é um dos métodos utilizados pelas três autoras para funda- mentar suas análises. Diferentes interações do mundo funk são evidenciadas pelas autoras. Todavia não se pode deixar de atestar que nas áreas de favelas, e pelas cida- des, existem outros ritmos, tais quais o pagode, o samba, o choro, o hip hop, o chorinho, o pop, dentre outrosmais.
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