Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019

63 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 52-76, 2º sem. 2019 ARTIGOS Nesse contexto a ausência de professores na escola pública é uma cons- tante. Suas afetações são enlevadas por Novaes (2007), que localiza: considerando o fato de os jovens comporem o contingente populacional mais vitimizado pelas distintas formas de vio- lência presentes no Brasil; enfrentarem enormes dificuldades de ingresso e permanência no mercado de trabalho; sofrerem impedimentos no acesso a bens culturais; não terem assegu- rado o direito a uma educação de qualidade e não receberem tratamento adequado no tocante às políticas públicas de saú- de e lazer, o reconhecimento de seus direitos diz respeito ao seu desenvolvimento integral (direitos civis e sociais), o que é de interesse de todo o conjunto da sociedade, e diz respeito também à valorização da diferença e das identidades coletivas (direitos difusos). “ (Novaes, p. 08) Questões relacionadas a “inaptidões” para o sistema de ensino, também compõem o rol de elementos presentes no discurso dos jovens no tocante à evasão escolar. Muitos afirmaram nos estudos sociais elaborados pelo serviço social dificuldades de relacionamento com o corpo docente e administrativo da unidade de ensino como motivos dessa evasão e causa da referida inapti- dão. Cito duas situações que ilustram de forma mais densa a problemática. A primeira se relaciona a um jovem de 16 anos que passou para a se- gunda fase da Olimpíada de Matemática. Apresentou boletim escolar com ótimas notas. Estava no 1º ano do ensino médio. Foi apreendido por tráfico de drogas. A unidade escolar, após a apreensão, rechaçou sua continuidade na escola e no referido evento. A carga emocional no jovem no decorrer da entrevista era de revolta e descrédito não só no sistema de ensino, mas na sociedade. O segundo caso se relaciona a evasão decorrente de um furto de celular. A mãe encontrou um celular nas coisas do filho. Procurou a unidade de ensino para devolver o bem, fato que materializou animosidades à perma- nência escolar.

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