Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019

62 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 52-76, 2º sem. 2019 ARTIGOS alunos, professores e funcionários”. Pelo menos 135 estudantes foram afe- tados. O conteúdo será reposto 3 . A situação das políticas de segurança pública e de educação se imbri- cam em um intrincado de conturbações que comprometem o processo de formação de diversos indivíduos que dependem do sistema de ensino. A estrutura desse sistema ainda é incrementada por um contexto de precarie- dades relacionadas às condições de trabalho dos professores inseridos nas políticas públicas de educação dos segmentos básico e superior. Manfré (2014) ressalta que as condições de trabalho, dentre outros fatores, são responsáveis pelo acirramento do mal- estar docente. Segundo o pesquisador: a docência é desgastada ante as insatisfações grandemente jus- tificadas dos professores, os descontentamentos dos alunos, a insatisfação com relação às políticas públicas para a educação, a questão salarial, as condições de trabalho precárias, classes su- perlotadas, indisciplina, pais omissos, ausência de uma rede de apoio, falta de autonomia dos professores, enfim, todos esses são fatores que se têm associado ao que Esteve (1999),Codo (2002) e Jesus (1998) denominam de mal-estar docente e que têm le- vado o professor a vivenciar momentos de despersonalização, exaustão emocional e pouco envolvimento no trabalho (p. 12.). 4 O autor realiza um levantamento que clarifica elementos defini- dores desse mal-estar. Dentre esses, há destaque para os quantitativos relacionados a insegurança em relação a violência escolar (48%), es- tresse (63%), insatisfação com relação a benefícios (54%), insatisfação salarial (21%) . Apenas 21% afirmaram satisfação com a profissão docente, conforme pesquisa realizada junto a 500 professores (Manfré: 2014: p. 27). 3 Disponível em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/09/24/apos-morte-de-adolescente- em-favela-mais-de-1200-ficam-sem-aula-no-rio.htm. Acessado em setembro de 2015. 4 Mandfré, Ademir. O mal- estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura Frankfurtiana. Campus de Presidente Prudente.PPGE/FCT/UNESP/PP. UNESP, 2014.

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