Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019

60 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 52-76, 2º sem. 2019 ARTIGOS justiça social, de proteger o meio ambiente e de ser toleran- te com os sistemas sociais, políticos e religiosos que difiram dos seus, assegurando respeito aos valores humanistas e aos direitos humanos comumente aceitos, bem como de trabalhar pela paz e pela solidariedade internacionais em um mundo in- terdependente. 3. Outro objetivo, não menos fundamental, do desenvolvimento da educação, é o enriquecimento dos valores culturais e morais comuns. É nesses valores que os indivíduos e a sociedade encontram sua identidade e sua dignidade. 4. A educação básica é mais do que uma finalidade em si mesma. Ela é a base para a aprendizagem e o desenvolvimento hu- mano permanentes, sobre a qual os países podem construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação (Conferência de Jomtien – 1990). Nesses termos, a cartografia de sociabilidades pretende então compor inflexões argumentativas acerca dos pressupostos balizadores da questão pela qual se desenvolveu o trabalho monográfico versado no tema e suas diferentes nuances. Um olhar atento para elementos da vida social equacionados pelos: contexto citadino; conceitos e dinâmicas familiares; experimentação de dro- gas psicoativas; significações e pertenças exaradas pelo mundo do trabalho; religiosidade; práticas esportivas, dentre outras questões, fez-se necessário. Contudo, neste momento, serão esmiuçadas algumas das sociabilida- des atinentes à educação e ao mundo escolar; esboçadas as questões de gê- nero imanadas pelos atos infracionais provenientes de acidentes de trânsito; e a relação dos jovens com um ritmo musical muito incitado por eles, o funk, conforme sua citação nas entrevistas sociais realizadas no decorrer do exer- cício da prática profissional. 2 A Escola A escolaridade da maior parte dos adolescentes atendidos pelo serviço social da VIJ é composta por jovens que sequer chegam ao 9° ano do ensino

RkJQdWJsaXNoZXIy NTgyODMz