Direito em Movimento - Volume 17 - Número 2 - 2º semestre/2019

48 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 17 - n. 2, p. 34-51, 2º sem. 2019 ARTIGOS “Einstein no altar em que adorava Newton como deus único e verdadeiro!” (Ibidem, p. 12). Por fim, o que gostaríamos de mostrar a partir deste texto é que as discussões em relação às ideias jurídico-penais podem ser entendidas em meio a esse processo de restauração católica do século XX. A leitura dos periódicos jurídicos aqui apresentados deixa transparecer que em meio aos intelectuais do campo jurídico havia um esforço para que este se recris- tianizasse. O liberalismo e o positivismo presentes nas ideias jurídicas de longa data foram, com o tempo, questionados e abriram espaço para que a filosofia católico-tomista os substituísse. Como procuramos mostrar, a literatura jurídica foi levada ao diálogo com escritores cujas ideias eram re- correntes entre os intelectuais do campo católico. Assim, também, institui- ções como as escolas de direito, os tribunais e demais associações jurídicas foram visitadas por um laicato católico que então se responsabilizava por essa reaproximação. Neste caso, como nos mostra Scott Mainwaring (2004), Minas Ge- rais veio a ser o principal alvo desse processo de restauração católica. Se levarmos em consideração as tensões no campo das ideias e os embates que pudemos lançar neste texto, além, é claro, da própria organização católica nessas paragens, talvez possamos entender o porquê desse olhar tão certeiro do clero sobre as minas. Uma vez que as ideias e as ideologias liberais e positivistas em voga no século XIX acabaram por atuar em áreas que até aquele momento eram de responsabilidade da Igreja, tais quais a educação, a assistência social e, por conseguinte, a família, era necessário atuar sobre aqueles que de certo modo estavam atuando no interior do campo de poder e toma- vam as decisões políticas compatíveis com as diretrizes relacionadas a essas ideias e ideologias. O setor jurídico era um referencial importante para a atuação da restauração católica no século XX e para a construção da chamada neocristandade.

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