Direito em Movimento - Volume 16 - Número 2 - 2º semestre/2018
47 Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 16 - n. 2, p. 41-71, 2º sem. 2018 ARTIGOS mais da qual não dispõem. Quanto mais alto o nível de necessidade, mais elevados serão esses desejos e, consequentemente, mais fortes as reclama- ções e frustrações dos indivíduos. Essas reclamações podem também ser um indicador da saúde das instituições, pois se elas foram muito baixas, estarão, provavelmente, refletindo um tipo inadequado de gerência e um nível de vida baixo dentro da organização. Quanto mais elevado o nível de reclamações e frustrações, mais elevado é o nível de vida de um indiví- duo e, possivelmente, mais desenvolvida a organização em que ele trabalha (MASLOW, 1973). Assim sendo, melhorando-se as condições dentro de uma organização, é de se esperar uma elevação no nível das reclamações, e não o término delas. Isto não significa que os sujeitos irão reclamar mais, mas sim que irão se preocupar e se mostrar frustrados com problemas de natureza hierarquicamente superior. As necessidades fisiológicas são as básicas para condicionar a vida como: o que comer, o que vestir e onde morar. Enquanto estas necessidades não estiverem satisfeitas, é provável que cada um não dê tanta importância às outras da sequência na pirâmide de Maslow (GIL, 2001, p. 205), como apresentada abaixo: Figura 1- Teoria das Necessidades Humanas de Maslow (Fonte: Maslow, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, p. 370-396, jul. 1943)
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