AUTISTA - Manual de atendimento a pessoas
Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 9 3. Acolhimento de pessoas com TEA Um ambiente inclusivo aos autistas abrange comunicação efetiva, antecipação e previsibilidade , acomodações sensoriais e estratégias para situações difíceis ou delicadas . A seguir, cada uma será exemplificada separadamente. A) Comunicação Efetiva - Uso de linguagem clara, simples e direta, evitando figuras de linguagem, ironias e sarcasmo. - Mensagem explícita apontando o que deve ser realizado, quando deve ser realizado e como deve ser realizado. - Manter o tom de voz baixo e amigável com atenção à dicção. - Dar o tempo adequado para a pessoa autista entender a mensagem e elaborar a resposta. - Oferecer maneiras alternativas de comunicação para que a pessoa se expresse (por escrito, por imagens ou utilizando sistemas próprios de comunicação aumen- tativa ou alternativa). - Sinalizar o ambiente de acordo com os padrões universais de sinalização. - Reagir com naturalidade a comportamentos comuns de pessoas autistas caso: repitam de modo imediato palavras e frases ditas, interrompam o assunto e iniciem comentários sobre outros temas, realizem movimentos inesperados ou repetiti- vos, consumam alimentos ou saiam do local sem comunicar previamente ou sem aguardar o momento apropriado ou tenham outros comportamentos considerados inapropriados. Se necessário, redirecione delicadamente ao assunto que estava sendo discutido. - No ambiente virtual, é possível que, ao interagir com a pessoa autista, ela não apresente comportamentos comuns desse contexto interacional. Não interprete como desinteresse ou desrespeito caso ela esteja com o tronco ou face direcionada em direção oposta à tela.
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