AUTISTA - Manual de atendimento a pessoas

Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 11 D) Situações adversas, crises e sobrecargas Em casos de crises, seja de Meltdown 1 ou Shutdown 2 , o ideal é propiciar um ambiente seguro e calmo para que a pessoa se regule . Nesses momentos, dar instruções para que o autista se acalme, argumentar ou ameaçar não são atitudes eficazes e podem mesmo piorar a crise. - Não sendo possível disponibilizar um ambiente apropriado, retirar as demais pessoas do local por alguns instantes. - Manter a calma e identificar se o autista em crise necessita de algum auxílio médico ou familiar. - Manter a postura solícita e empática. - Se possível, remover ou atenuar estímulo desagradável para a pessoa (barulho, odor ou estímulos luminosos). 1 A pessoa extravasa seu descontrole por meio de gritos, choro, movimentos corporais, ocasionalmente por comportamentos agressivos. 2 A pessoa “desliga-se” do ambiente, como uma bateria que se apaga e precisa ser recarregada. E) Outras dicas - Criar modelos de atos de intimação que permitam, à parte, informar previamente eventuais suportes necessários. - Não agir de forma capacitista, tra- tando a pessoa com autismo ou seus familiares com comentários ou ações em forma de pesar .

RkJQdWJsaXNoZXIy NTgyODMz