AUTISTA - Manual de atendimento a pessoas

Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 10 B) Atenção e previsibilidade - Descrever eventos e enviar informa- ções importantes com antecedência. Se possível, informar, antecipadamente, o roteiro do que vai ocorrer, como, por exemplo, o de uma audiência. - Utilizar recursos visuais para melhor compreensão das informações. - Os atos processuais que envolvam pessoas com TEA devem ser marcados para os primeiros horários, a fim de evitar períodos de espera. - Conceder prioridade em designação, horários e atendimento preferencial na moda- lidade virtual para pessoas com autismo (Art. 5.o da Recomendação 101/2020 CNJ). - Comunicar imprevistos assim que possível. - Se houver atrasos, facultar, à pessoa com autismo, a possibilidade de remarcar o ato. C) Acomodações sensoriais - Sempre que possível, oferecer ambiente separado com redução de luz, sons e estímulos, podendo serem adaptadas as salas passivas já existentes nas unidades forenses. - Limitar a quantidade de pessoas presentes. - Permitir uso de fones abafadores de ruídos ou objetos pessoais que ofereçam conforto a pessoa com autismo. - Flexibilizar a exigência de vestimentas ou calçados específicos.

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