Revista do Curso de Especialização em Direito Administrativo da EMERJ


N. 4 - 2019



SUMÁRIO

Ana Carolina Machado e Silva Dias – Políticas públicas: implementação e novas tendências dos mecanismos de controle.

Ana Carolina Vieira Moreira – A subutilização das parcerias público-privadas na conservação do patrimônio público.

Barbara Gatti Nunes de Souza Ferrari – A elevação da segurança jurídica pela valorização do precedente administrativo.

Bruna Corrêa Paim da Rocha – Estabilidade no serviço público: os possíveis impactos da sua perda na qualidade da prestação da atividade administrativa.

Carla Ribeiro Tulli Rieboldt – Requisitos de qualificação técnica nas licitações públicas: reflexões sobre os limites entre as exigências para assegurar a execução satisfatória do objeto e o princípio da ampla competitividade.

Daniel Pires Lacerda – O pragmatismo judicial no controle do mérito do ato administrativo: análise do artigo 20 da Lei de Introdução ao Direito Brasileiro.

Daniele Gomes Oliveira – Avaliação periódica de desempenho do servidor público como fator decisivo ao princípio da eficiência no serviço público.

Dominique Lopes dos Santos Sampaio da Silva – Autonomia financeira universitária: o caso dos duodécimos da UERJ.

Erick Roberto Huguenin da Silveira Gomes – A desburocratização da atividade contratual do estado brasileiro.

Felipe Lopes Alves D'Amico – Os arts. 20 e 21 da LINDB analisados sob a perspectiva da capacidade institucional do Poder Judiciário.

Giovana Maria da Conceição – Interesse público versus interesse privado: a supremacia do interesse público deve prevalecer?

Gustavo Henrique Nascimento Silva – O dever de uniformização das decisões administrativas e a formação de precedentes: uma proposta à luz da segurança jurídica.

Jefferson Lopes Gonçalves – Licitação sustentável: a sustentabilidade em conflito com a isonomia e competitividade.

José Ricardo Jesus dos Santos – A necessidade do diálogo entre o judiciário e o gestor da administração pública, de acordo com a lei nº 13.655/18.

Juliana Sevidanes de Araújo – Leilão e o credenciamento de leiloeiro público como hipótese de inexigibilidade de licitação.

Juliano Oliveira Brandis – Controle da atividade administrativa e especialidade jurídico-funcional: cooperação institucional e limites da atuação dos órgãos de controle externo.

Leonardo El-Amme Souza e Silva da Cunha – O dever de mitigar as perdas na administração pública: a relativização do dever de anular atos e contratos administrativos ilegais.

Magno Martins Mendes – A politização do contrato administrativo: a disputa entre o interesse público e a vontade do gestor.

Maria Luiza Ribeiro Gallez – A evolução da corrupção na administração pública brasileira decorrente dos atos de improbidade.

Monica Almeida Mota – A lei nº 13.655/18 e o Poder Judiciário no controle do ato administrativo.

Natalia Malheiros Marques – O controle do Tribunal de Contas em ações e serviços públicos de saúde.

Sergio Seabra Varella – Controle judicial da administração e a judicialização de questões administrativas relativas à saúde e educação

Suzanne Insfran da Silva Bastos – A imprescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário por conduta de improbidade administrativa decorrente de comportamento doloso.