Relatório NUPEGRE

46 Relat. Pesq. NUPEGRE, Rio de Janeiro, n. 6, 2022. co final de semana, erro na distribuição de 80 procedimentos. Em um período com tantos contágios e afastamento e, portanto, com número de funcionários reduzido, a distribuição equivocada pela Central de Inquéri- tos impactou não só o retrabalho dos cartórios, mas a celeridade de pro- cessamento de procedimentos, como as medidas protetivas de urgência. A necessidade de readequação das rotinas das instituições dian- te da restrição dos serviços revelou demandas já existentes, que foram potencializadas, e novos desafios impostos pela pandemia. De forma geral, as demandas por pessoal, infraestrutura e dados foram obser- vadas em muitas instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Analisaremos as três categorias a seguir. 6.4.1 Demandas de pessoal Os recursos humanos foram citados diversas vezes nas atas das reuniões como um dos aspectos mais problemáticos na estruturação de ações integradas entre as instituições. A redução do quadro profis- sional afetou a Polícia Civil, que já sofre com uma falta de investimento na área, decorrente da crise que o Estado do Rio de Janeiro vem atra- vessando nas últimas décadas. A falta de investimentos em recursos humanos é potencializada pelo afastamento de servidores do grupo de risco diante da pandemia. No caso da Polícia Civil, o déficit no quadro de policiais contratados dificultou a implementação de um canal de atendimento telefônico (COEM, atas 15 e 40, 2020). O número “197” foi criado pela Polícia Ci- vil, a pedido da COEM, para atender as mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas idosas, garantindo o imediato registro de ocorrên- cia. De extrema importância para o acesso das vítimas às delegacias, o canal teve dificuldades de implementação devido à carência de poli- ciais para receberem as ligações. Os Centros de Referência e o plantão judiciário sofreram com a redução das equipes e, consequentemente, a redução da capacidade de atendimento. No último caso, dos oito servidores, três estavam afas- tados por pertencerem ao grupo de risco (COEM, ata 6, 2020).

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