Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Tem o mérito de conseguir conciliar a dogmática jurídica com a prática forense”, diz professor Sylvio Capanema sobre o Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ

clique na imagem para ampliar

“No desafiador momento que vivemos, de profundas transformações na ordem jurídica brasileira, com o surgimento de um direito principiológico, inspirado por valores fundamentais, é absolutamente necessário aprofundar e atualizar nossos conhecimentos jurídicos, para que possamos desvendar e entender as densas mensagens deste novo tempo. O advogado tem um compromisso diário com o estudo, e no mercado competitivo em que estamos mergulhados só sobreviverão os mais preparados e atualizados”.

A declaração é do professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Sylvio Capanema, acerca do Curso de Especialização em Direito Público e Privado. O curso em nível de pós-graduação lato sensu é credenciado pelo Conselho Estadual de Educação e estruturado em seis períodos, com objetivo de formar o aluno nas principais áreas do Direito Público e Privado.

Sylvio Capanema é professor da EMERJ por mais de 25 anos. Ao falar sobre o curso, ele ponderou ainda que: “além dos ensinamentos jurídicos transmitidos aos alunos, baseados nas melhores doutrinas e na construção pretoriana, o Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ tem o mérito de conseguir conciliar a dogmática jurídica com a prática forense, preparando os alunos para o exercício eficiente da advocacia ou para os concursos destinados ao ingresso nas carreiras jurídicas”. Capanema completou: “Louve-se, ainda, a preocupação com a disciplina e o respeito aos honorários, bem como a técnica de incluir questões práticas, para que os alunos as resolvam, com os ensinamentos recebidos durante o curso”.

O professor disse ainda merecer destaque as confortáveis instalações da Escola, a excelente biblioteca e a realização constante de cursos e palestras nos diversos auditórios, ministrados por juristas renomados: “tudo isso permite construir um sólido alicerce profissional”, considerou.

Sobre o exercício do magistério na EMERJ, Capanema afirmou: “além de intelectualmente estimulante, representa um permanente desafio. O nível intelectual e profissional dos alunos exige dos professores a preparação minuciosa das aulas, a permanente atualização doutrinária e, acima de tudo, capacidade para estimular os alunos para o debate livre dos temas ventilados. Para mim, integrar o quadro docente da EMERJ é o que representa a mais gratificante realização profissional e pessoal”.

Ao falar sobre o corpo discente do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, o professor disse: “Os alunos são dotados de um refinado senso crítico na avaliação das aulas, o que exige do professor cada vez maior aperfeiçoamento didático e doutrinário”.

“A EMERJ vem cumprindo exemplarmente os ideais que inspiraram sua criação, transformando em magnífica realidade os sonhos de seus primeiros criadores, especialmente o inesquecível desembargador Claudio Viana de Lima, de quem sempre devemos lembrar com enorme gratidão”, declarou Capanema.

Saiba mais sobre o Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/concurso-publico-para-selecao-e-ingresso-na-emerj.html


22 de outubro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.