Solenidade marca a formatura de 87 alunos em Curso de Especialização

O Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (CP VI) da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) formou mais duas turmas de alunos. A solenidade de formatura foi realizada na última sexta-feira, dia 09 de junho, no Auditório Antônio Carlos Amorim.

Com o auditório lotado, os 87 alunos e seus familiares foram recepcionados pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pelo presidente da Comissão Acadêmica da EMERJ, desembargador Fernando Cerqueira Chagas; pelo patrono da turma e professor de Direito Processual Civil, desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara; e pelo paraninfo e professor de Direito Empresarial, Scilio Pereira Faver. Os professores homenageados também participaram da cerimônia. Foram eles: o professor de Direito Civil e Responsabilidade Civil, André Roberto de Souza Machado; a professora de Direito Processual Penal, Elisa Ramos Pittaro Neves; a professora de Direito Penal, Claudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero; e o professor de Direito Penal e Direito Processual Penal, José Maria de Castro Panoeiro.

A apresentação inicial da solenidade foi feita por duas alunas. A primeira, Lis Brilhante de Almeida, agradeceu aos professores da turma e considerou: “Fizeram toda a diferença para que este curso fosse concluído com sucesso. Foram três anos certamente inesquecíveis. Passamos por momentos de intensa dedicação, estudos, preocupação e noites sem sono”. Já a aluna Suzana Braz Silveira Santos disse terem sido enriquecedores todos os ensinamentos: “Tenho certeza de que serão cruciais para o nosso futuro jurídico”.

Como patrono da turma, o desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara pontuou sentir-se honrado e emocionado por ter sido o escolhido e explicou o significado da palavra patrono. “Vem do latim ‘patronus’, o defensor dos plebeus, e é exatamente por isso que o termo é até hoje empregado para designar o advogado. ‘patronus’, por sua vez, vem de outra palavra latina: ‘patrinum’, que significa pai. E é com o mesmo afeto que um pai deve nutrir por um filho que olho agora para vocês, alunos. Sinto ter cumprido meu dever com vocês”, considerou Câmara.

A aluna Ilana Rosa Dantas, a oradora da turma CPVI B, ressaltou em seu discurso: “Foi uma grande conquista, da qual podemos nos orgulhar. Foram 60 módulos, 52 provas, 856 temas, mais de 1700 horas de aula”. Já o orador da CPVI C, Augusto Miranda Reis disse: “Foi uma turma de guerreiros, de lutadores, de pessoas comprometidas. A frase que melhor representa nosso sentimento é ‘não foi fácil’, e a prova disso é que muitos bons alunos não conseguiram chegar aqui onde nós chegamos”.

O encerramento da solenidade ficou a cargo do diretor-geral da Escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que finalizou a cerimônia com as seguintes palavras: “Meu entusiasmo cresce quando vejo jovens talentosos e dedicados, que ao longo de três anos estudaram com afinco e profundidade. Vocês representam a esperança do amanhã. Esperamos que vocês sejam instrumentos de mudança para um país melhor”. E mencionou o que o curso exige dos alunos: “O curso exige dedicação, disciplina, método, organização, foco e muito estudo. Nossa escola é uma academia de excelência, e o concurso de ingresso é dos mais difíceis. Muitos juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados e até desembargadores saíram da EMERJ. Portanto, como não formar bem diante da nobreza, importância e responsabilidade que cada uma dessas profissões exige. A Escola tem um compromisso com a qualidade do ensino formamos alunos reflexivos”. E encerrou deixando um conselho aos recém-formados: “Quatro fatores são imprescindíveis: foco, disciplina, dedicação e estudo árduo e constante. Vocês deixam hoje a EMERJ, mas a Escola não os deixa, pois ela plantou em cada coração uma semente de saber, de esperança, e a certeza de que o sucesso virá”.

O Curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado (a antiga nomenclatura era Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura) em nível de pós-graduação lato sensu é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, quais sejam:

I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente;
II - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;
III - Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo;
IV - Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.

13 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.