“Sociologia Jurídica” - novo Curso da EMERJ



Teve início no último dia 24 de agosto, no auditório Paulo Roberto Leite Ventura, o Curso de Sociologia Jurídica – Organização Social do Poder Judiciária, coordenado pelo desembargador Wagner Cinelli e que teve como tema “O Indivíduo na Sociedade e na Instituição – Grupos Focais”, analisado pelo cientista social Dr. Fernando Fontainha.

Ao abrir o curso, o desembargador Wagner Cinelli destacou a importância de a Sociologia integrar os cursos jurídicos e acrescentou: “É um prazer estar aqui, na nova sede da EMERJ, neste curso novíssimo de Sociologia. O CNJ e Escola Nacional de Magistratura têm orientado que tenhamos Sociologia na grade curricular dos cursos. Logo esse link da EMERJ com a Academia é muito importante”.

O cientista social Dr Fernando Fontainha, em sua palestra, lembrou suas pesquisas voltadas para a magistratura e de que foi na faculdade de direito que começou a se interessar pela Sociologia Jurídica. Fernando Fontainha falou ainda sobre a forma como o curso será pensado: “Vamos colocar a ação individual do magistrado no centro da reflexão. E isso tem algumas consequências metodológicas, como partir do princípio de que todo ator social, inclusive o magistrado, tem consciência e é capaz de atribuir um sentido à sua ação e esse sentido, no cotidiano do seu trabalho, tem impacto forte na sua instituição.”

A Desembargadora Leila Mariano, diretora-geral da EMERJ, destacou a importância do curso de Sociologia para os magistrados e servidores,  e falou ainda sobre a contribuição de cursos como este para a carreira da magistratura: “Essa contribuição que a Sociologia presta ao exercício da magistratura é fundamental. Hoje as questões e os conflitos que julgamos não se resolvem só  com conhecimentos jurídicos;  precisa-se do auxílio de outras ciências, principalmente as humanísticas para tentar resolvê-los melhor.”

Após o intervalo, os participantes se dirigiram para uma sala de aula, onde ocorreu intensa dinâmica de grupo. Nesse período da aula, magistrados e servidores foram divididos em quatro grupos para que fossem recolhidas as categorias nativas de cada um, como o ingresso no Tribunal, as preocupações com o trabalho e o caminho percorrido até chegar à carreira pública, por exemplo.  Segundo o professor e  cientista social, Doutor Fernando Fontainha, esse estudo tem o objetivos de organizar suas próximas aulas no curso e alimentar uma base de dados que torne os cursos cada vez mais densos e próximos dos problemas reais dos magistrados. 

A próxima aula do curso de Sociologia Jurídica - Organização Social do Poder Judiciário acontecerá no próximo dia 21 de setembro, ocasião em que o coordenador do curso, o desembargador Wagner Cinelli, irá ministrar aula sobre Introdução à Sociologia.



 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.