EMERJ sedia seminário “Drogas – Dos Perigos da Proibição à Necessidade da Legalização”


O Auditório Antonio Carlos Amorim recebeu, no último dia 04 de abril, o seminário “Drogas – Dos Perigos da Proibição à Necessidade da Legalização”, organizado pelo Fórum Permanente de Direitos Humanos, em sua 36ª reunião; pelo Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal, em sua 29ª reunião; pela Law Enforcement Against Prohibitions (Agentes da Lei Contra a Proibição) e pelo Instituto Carioca de Criminologia. O encontro teve duração de 10 horas e discutiu diversos temas ligados à legalização das drogas.

A mesa de abertura contou com a coordenação do diretor-geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani. Também compuseram a mesa a Juíza aposentada e presidente da LEAP Brasil, Maria Lucia Karam, e o professor Nilo Batista.

Logo em seguida, sob a coordenação do Inspetor Francisco Chão, ocorreram as primeiras palestras do dia. O presidente do Fórum de Direitos Humanos, o Juiz Rubens Casara, realizou a primeira palestra da manhã, com o tema “Convenção da ONU e leis internas sobre drogas: violações a normas fundamentais.” Ao iniciar sua palestra, o juiz falou sobre a ideia geral de seu tema: “As convenções da ONU insistem na divisão arbitrária e irracional de drogas lícitas e ilícitas, e as leis internas brasileiras violam normas fundamentais, como a dignidade humana, que são inerentes a qualquer Estado que se queira chamar de democrático de direito.” Já a segunda palestra teve o tema ‘’Guerra às drogas”: violência, mortes, estigmas e marginalização”, e foi proferida pelo Coronel reformado da PM, professor e pesquisador Jorge da Silva. Em seguida, foi a vez do professor e advogado Salo de Carvalho realizar a palestra “Políticas de drogas: mudanças de paradigmas”.

As palestras da parte da tarde tiveram a coordenação da Inspetora Marina Marins C. Lattavo. O psiquiatra e professor Dartiu Xavier falou sobre “Drogas e proteção à saúde”. Em seguida, o economista Ronald Lobato palestrou sobre o tema “A economia das drogas tornadas ilícitas”. A professora Gilberta Acselrad falou sobre o tema “Drogas e educação para a autonomia”.

O Seminário foi encerrado com uma mesa redonda com o tema “Guerra às drogas e a letalidade do sistema penal”, que contou com a coordenação do delegado Orlando Zaccone D’Elia Filho e a participação do desembargador Sérgio Verani, do Ministro argentino Eugenio Raúl Zaffanori e da professora Vera Malagutti. Ao abrir o debate, o diretor–geral da EMERJ falou sobre o problema referente ao sistema penal: “Enquanto o sistema penal tiver como referência a punição, não deixará de ser um espetáculo para sádicos, e nós que trabalhamos com sistema penal temos que combater esse espetáculo. “O mesmo tema foi abordado pelo Ministro argentino: “A problemática criada pela proibição à droga parte do centro do poder punitivo do sistema penal.”

O seminário contou com cerca de quinhentos pessoas, dentre eles, operadores do direito, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da área de saúde e estudantes.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.