EMERJ promove seminário “Resistência Democrática: Diálogos entre Política e Justiça”



A EMERJ promoveu entre os dias 15 e 17 de maio o seminário “Resistência Democrática: Diálogos entre Política e Justiça”. O evento foi aberto pelo Desembargador Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez, presidente do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal da EMERJ. Compuseram ainda a mesa de abertura o coordenador nacional do MST e economista, João Pedro Stédile; o jornalista e diretor da Revista Isto É, Paulo Moreira Leite; e o ex –procurador-geral de São Paulo, Márcio Sotelo Felippe.

Ao abrir o seminário, o Desembargador Baldez destacou: “Nós estamos iniciando o seminário “Resistência Democrática: Diálogo entre Política e Justiça”, no qual certamente vão ser debatidos temas da maior relevância sobre conjuntura política e jurídica nos dias atuais”.

Ao longo dos três dias de evento, foram realizadas diversas palestras com temas como “Mídia, Justiça e Produção de Subjetividades”, “Esquerda e Direita: Uma Questão de valores”, “Tortura: O Eterno Retorno”, “Sistema de Justiça: Entre o Estado de Direito e o Estado de Polícia” e “Judicialização da Política”. Entre os diversos nomes presentes no seminário, estiveram o doutor em Direito Penal Luiz Flávio Gomes; o professor da UFRJ e Pós-Doutor em Filosofia, Marildo Menegat; o Desembargador aposentado Geraldo Prado; a juíza e vice-presidente do Fórum de Psicanálise da EMERJ, Andréa Pachá; o juiz e presidente do Fórum de Direitos Humanos, Rubens Casara; e os juízes André Nicolitt e João Batista Damasceno.        

Durante o evento, foram lançados os livros “Mídia, Poder e Contrapoder”, de Dênis de Moraes, Ignácio Ramonnt e Pascual Serrano; “Populismo Penal Midiático”, de Luiz Flávio Gomes e Débora de Souza Almeida; “10 Anos de Governo Pós-Neoliberal no Brasil: Lula e Dilma”, organizado pelo professor Emir Sader; “Direito Penal a Marteladas - (Algo sobre Nietzsche e o Direito)”, do desembargador Amilton Bueno de Carvalho; “Temas para uma Perspectiva Crítica do Direito: Homenagem ao Professor Geraldo Prado; e “A Construção Existencial dos Direitos Humanos”, do professor Caio Granduque.  O seminário também sediou a audiência pública “Sociedade Brasileira (Internações Compulsórias, Remoções Arbitrárias, Prisões Desnecessárias, Afastamento  de Garantias , etc.): Sintomas de Fascismo”, mediado pelo representante do Instituto de Estudos Críticos do Direito e do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Máximo Drummond.


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.