“O discurso que discrimina minorias é perigoso”, diz desembargador Alcides da Fonseca Neto
durante seminário sobre discurso de ódio

clique nas imagens para ampliar

“O Discurso do Ódio e a Segurança Pública no Brasil” foi o tema da 9ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), neste dia 14 de agosto. O evento contou com a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento citando o confronto, no dia 11 de agosto, entre neonazistas e ativistas antirracismo nos Estados Unidos. “É importante debater aqui como o exercício do Direito pode colaborar para combater o ódio”, ressaltou o diretor-geral.

“O discurso que discrimina minorias é perigoso, está crescendo e indo para os nossos parlamentos. É importante o papel acadêmico de refletir e de denunciar”, destacou o desembargador Alcides da Fonseca Neto, presidente do Fórum Permanente.

O encontro contou com a presença de magistrados, psicólogos, professores e especialistas em segurança pública. Foram debatidos assuntos como a cultura do ódio contra mulheres e grupos LGBT, o racismo e a presença do ódio na história.

A primeira palestra do seminário foi do professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Henrique Aguiar Serra, sobre o tema “O Ódio da História”. “A sociedade brasileira vem potencializando a intolerância em relação ao outro. Precisamos desconstruir esse modelo e o primeiro passo é enfrentar o problema”, ressaltou o professor.

Para o coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Íbis Silva Pereira, é preciso cuidar da educação: “A questão da violência e da segurança pública vai muito além da questão de polícia, de armamento, de viatura. A crise atual da segurança pública é também uma crise da civilização e uma crise de educação. Os indicadores criminais são o efeito dessa crise. Precisamos repensar um projeto de educação para o país, que não seja apenas voltado para o mercado de trabalho, mas que seja voltado para a cidadania e para a convivência pacífica entre as pessoas”.

A professora Lená Medeiros de Menezes, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reforçou a importância da educação: “Tudo passa por um investimento em educação. Infelizmente a educação ainda não é prioridade no nosso país, quiçá um dia seja”.

Também participaram do encontro a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, o desembargador Luciano Silva Barreto e os seguintes palestrantes: a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital; a delegada Gabriela Von Beauvais da Silva, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher do Centro do Rio de Janeiro; a cientista social major PM Orlinda Cláudia Rosa de Moraes; os professores da UERJ Oswaldo Munteal Filho, Antônio Celso Alves Pereira e Adair Rocha; a psicóloga Alexandra Tsallis; a jornalista Flávia Oliveira e o filósofo Cláudio Nascimento.


14 de agosto de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.