Seminário Internacional discute a questão criminal na América Latina


clique nas imagens para ampliar

A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro sediou durante os dias 15 e 16 de dezembro o seminário Internacional “Crítica e Questão Criminal na América Latina: Balanço e Perspectivas”. Realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, o encontro foi organizado pelo presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos, juiz Rubens Casara, pela socióloga e secretária- geral do Instituto Carioca e Criminologia, Vera Malaguti Batista e pelo professor argentino Maximo Sozzo.

Durante a abertura do evento, o juiz Rubens Casara ressaltou: “Esses eventos são fundamentais para pensarmos na democracia no sistema penal, nessa possibilidade de se transformar o sistema penal em algo além desse sistema terrível de controle, pelo capital, das populações indesejadas”.

Também presente na mesa de abertura, o professor Máximo Sozzo destacou: “Tentamos neste seminário transpor fronteiras que são muito importantes para um olhar crítico sobre a questão criminal na América Latina, como a fronteira nacional e acadêmica”.

Em seguida, teve início a primeira mesa de palestras do dia que recebeu a socióloga e coordenadora do evento, Vera Malagutti, os professores Sérgio Salomão Schecaria e Lola Aniyar Castri e foi mediada pela professora Fernanda Goulart Lamarão. Na parte da tarde, o encontro recebeu os professores Juarez Cirino dos Santos, Gabriel Ignacio Anitua, Vera Andrade e como mediador o professor Paulo Mendes.

No dia 16 de dezembro, o seminário teve início com a mesa composta pelos professores Juan Pegoraro, Salo Carvalho, Maurício Dieter e foi mediada pela professora Júlia Valente. A tarde foi dedicada ao relatório dos trabalhos inscritos, pelos professores Davi Tangerino e Roberta Pedrinha. Já o encerramento do seminário foi realizado pelo professor e coordenador do evento, Maximo Sozzo.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.