Seminário Internacional Debate a Violência de Gênero

clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero realizou nos dias 03 e 04 de novembro, no auditório Antônio Carlos Amorim, sua 46ª reunião, com o tema “Violência de Gênero”. Foram tratados temas que envolvem a violência sexual, cibernética, política e racial contra mulheres e pessoas LGBT.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca; o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ, a juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e coordenadora do seminário; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo; a desembargadora Ivone Ferreira Caetano; a desembargadora do TRF da 3ª Região e Conselheira do CNJ, Daldice Maria Santana de Almeida; a juíza do TJ do Rio Grande do Sul, Madgéli Frantz; o secretário de Direitos Humanos, Maurício Carlos Ribeiro e o subprocurador–geral de Justiça e direitos humanos do Ministério Público do Rio de Janeiro, Ertulei Laureano Matos.

O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca, ao abrir o evento, falou dos avanços do TJRJ ao instituir um Observatório Judicial de Violência Contra a Mulher em seu site, e da EMERJ, ao ter criado o Núcleo de Pesquisas em Gênero, Raça e Etnia, e destacou: “Este será um dos últimos seminários promovidos na minha gestão e tenho a honra de debater este tema, pois não há outra forma de trabalhar o preconceito. Precisamos trazer para fora todo esse conhecimento”.

“O afeto é o que move todos e todas nós aqui, hoje. Falar sobre violência de gênero não é fácil”, pronunciou, emocionada, a coordenadora do seminário, Adriana de Mello, ao falar sobre o evento. Após, o Presidente do TJERJ Luiz Fernando Ribeiro falou sobre a questão cultural da violência contra mulheres, que ainda é vista por muitos como um patrimônio: “estamos em busca de uma sensibilidade especial para a esse assunto”.

A professora da Faculdade de Direito da Universidad Autónoma de Barcelona, Encarna Bodelón, disse que a violência sexual contra mulheres tem sua base histórica na antiga Grécia e esta relacionada ao poder: “Nossa cultura tem a tese de que toda relação heterossexual é baseada na subordinação”.

A palestra de encerramento foi proferida pela Ex-Ministra de Políticas para Mulheres e Ex-Reitora da UERJ, Nílcéa Freire, que abordou o tema “Gênero, Políticas Públicas e Violência”.

Confira a galeria de fotos da 46ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.