“Se o juiz não conhece a realidade, ele não consegue ser efetivo”, diz desembargadora Cristina Gaulia, coordenadora do novo curso da EMERJ para magistrados

clique na imagem para ampliar

A invisibilidade social, a sensibilização do juiz e a efetividade das decisões judiciais serão temas abordados no curso “Acesso à Justiça”, que a Divisão de Aperfeiçoamento de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) oferece aos magistrados. Serão 20 horas-aula nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril e 04 de maio.

Por meio do conhecimento dos aspectos históricos, sociológicos e políticos da construção da sociedade brasileira, os magistrados vão identificar a importância de uma aproximação maior do juiz com a sociedade civil. Entre as disciplinas, estão: História do Direito no Brasil, Teoria do Neoconstitucionalismo, Justiça Itinerante e Sociologia Jurídica.

O curso é coordenado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia. “Para compreender melhor a sociedade na qual o juiz trabalha é preciso que ele tenha uma noção da História, da História do Direito, da Antropologia, da Sociologia, da Filosofia, porque são os conhecimentos sobre as dores dos homens e mulheres que convivem com o juiz na sociedade que vão possibilitar que ele faça uma Justiça mais justa; que dê decisões com efetividade. E um dos paradigmas do nosso novo Código de Processo Civil é a efetividade das decisões judiciais. Se o juiz não conhece a realidade, ele não consegue ser efetivo”, pontua a desembargadora.

As aulas serão expositivas dialogadas com análises de casos concretos, de acordo com a determinação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Os alunos vão participar de dramatizações e assistir a documentários, como os filmes “Justiça”, da diretora Maria Augusta Ramos; e “5 X Favela”, produzido por jovens cineastas moradores de favelas.

“O curso tem o objetivo principal de cumprir as novas regras da ENFAM, em que o aluno magistrado será copartícipe, para sensibilizá-lo para a realidade da sociedade que o cerca e na qual ele judica”, destaca a desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O curso conta, ainda, com os professores Gislene Neder, Gisálio Cerqueira Filho, Leslie Shérida Ferraz, Amélia Soares da Rocha, Soraya Silveira Simões, Guilherme Peña de Moraes e Erick Linhares.

As inscrições estão abertas. Acesse o site da EMERJ e saiba mais. www.emerj.tjrj.jus.br


19 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.