Sanções Tributárias e Jurisprudência dos Tribunais Superiores em análise na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves recebeu, no último dia 10 de setembro, a 39ª reunião do Fórum Permanente de Direito Tributário. Com o tema “As Sanções Tributárias e a Jurisprudência dos Tribunais Superiores”, o encontro foi aberto e coordenado pelo presidente do Fórum, juiz Sérgio Seabra Varella e pelo juiz Claudio Augusto Annuza Ferreira. Para palestrar sobre o tema, a reunião recebeu o procurador do estado do Rio de Janeiro, Marcos Bueno Brandão da Penha e o advogado, conselheiro e membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB, Gilberto Fraga. A reunião contou ainda com a presença do professor Adilson Rodrigues Pires.

Ao abrir a reunião, o presidente do Fórum Sérgio Seabra Varella anunciou que o Seminário “O Sistema Tributário e os 25 anos da Constituição Federal”, será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, na EMERJ.

Em seguida, o procurador Marcos Bueno destacou: “Essas sanções pecuniárias representam a multa, que tem a única e exclusiva função de inibir reincidência e de desencorajar a prática do ilícito. Em hipótese alguma pode ser considerada uma ferramenta de recomposição do Tesouro Público pelo não pagamento. Essa recomposição se da através dos juros moratórios e da atualização monetária”.

Já o advogado Gilberto Fraga chamou a atenção para a seguinte divisão: “As infrações em matéria fiscal podem ser divididas em dois grupos, ilícito penal tributário, que são os crimes definidos na legislação penal como crimes de contrabando, sonegação e fraude, e os ilícitos administrativos tributários, infrações previstas na legislação tributária, como descumprimento da obrigação tributária principal e da acessória”.


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.