Sabedoria para lidar com os novos desafios dos Juízos Cíveis

Na última quinta-feira, dia 1º de junho, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizou a 83ª reunião do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis com o tema “Desafios Atuais dos Juízos Cíveis”. A conferência reuniu os advogados José Rogério Cruz e Tuccie e José Roberto de Castro Neves, e a desembargadora Tereza de Andrade Castro Neves, que fechou a palestra com chave de ouro.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, desembargador Adolpho Correa de Andrade Mello Junior, e pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que fez as honras apresentando os três convidados que conduziram a conferência.

O início da palestra foi dado pelo advogado José Roberto de Castro Neves, que destacou aspectos como a integração dos contratos, prazo de prescrição e a força dos precedentes. “Muitas vezes o contrato chega com muitas falhas, e o nosso trabalho é preencher os ‘buracos’ e não deixar que o contrato se desfaça”, disse. Outro ponto abordado foi a substituição da análise mais aprofundada pela superficialidade que a Era Digital proporciona.

Já o advogado José Rogério Cruz e Tucci comentou sobre o dever do juiz perante a sociedade e advertiu aos novos juízes, ou futuro juízes, para que tenham cautela na forma do julgamento. Tucci concordou com o que Castro Neves havia dito em relação a tecnologia, e ressaltou que a facilidade das buscas rápidas pode ser prejudicial, se não houver respaldo dos precedentes.

A desembargadora Tereza de Andrade Castro Neves fez uma participação especial no evento, e destacou a importância do conhecimento além das leis, ou seja, pesquisar e conhecer o teor da causa e acrescentou: “O importante é perceber todas as óticas do processo”.

02 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.