Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum de Práticas Restaurativas e Mediação realiza reunião sobre oficinas de pré-mediação


O Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação realizou sua 14ª reunião no último dia 5 de maio. Com o tema “Oficinas de Pré-Mediação: Desenvolvendo Habilidades de Comunicação e Convivência”, o encontro recebeu a assistente social, mediadora e mestre em Serviço Social Márcia Grillo e foi aberto pelo presidente do Fórum, o juiz auxiliar da presidência do TJERJ, Joaquim Domingos de Almeida Neto.

O presidente do Fórum deu início à reunião narrando sua experiência de trabalho com a palestrante, Márcia Grillo, no 9º juizado especial criminal. E ressaltou a importância da mediação: “A população tem direito a uma solução adequada do seu conflito, e o Tribunal de Justiça tem obrigação de fazer isso com eficiência”.

A mediadora Márcia Grillo iniciou sua palestra descrevendo como surgiu a ideia para as oficinas de pré-mediação: “Pensando em toda a conjuntura que o judiciário vive hoje, pensamos como podíamos dar respostas mais qualitativas e adequadas a esses conflitos.”.   A assistente social ainda falou sobre o a importância de se criar diálogo e proximidade para possibilitar a construção de trabalhos qualitativos.

A 14ª reunião do Fórum de Práticas Restaurativas e Mediação lotou o auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.