Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Renomados civilistas estiveram na EMERJ para palestra sobre Novos Paradigmas do Direito Processual

“O encontro de hoje reúne uma equipe de civilistas dos mais competentes do Brasil”. Com essa declaração, o presidente do Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil, desembargador Alexandre Freitas Câmara, abriu a palestra ocorrida nesta quarta-feira, dia 31 de maio, na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ. Câmara se referia aos três convidados que expuseram o tema central do encontro “Os Novos Paradigmas do Direito Contratual”, os civilistas: Gustavo José Mendes Tepedino, Anderson Schreiber e José Fernando Simão.

Os doutrinadores, estudiosos do Direito Civil, falaram sobre “A Constitucionalização do Direito Civil e os Contratos”, “O Princípio do Equilíbrio dos Contratos” e “A Função Social dos Contratos”.

Durante a abertura do encontro, foi prestada uma homenagem da EMERJ, feita pelo diretor-geral, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ao ex-presidente do Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil, o desembargador Jorge de Miranda Magalhães. “Durante 11 anos o desembargador presidiu mais de 80 reuniões neste Fórum. Qualquer homenagem que a Escola da Magistratura possa prestar ao desembargador Jorge Magalhães é meramente simbólica em face do que muito ele contribuiu para esta casa e para o universo jurídico nacional, e do tanto que agregou ao desenvolvimento dos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados. Com um vasto currículo, sua trajetória foi de muito sucesso”, disse o diretor-geral. Foi entregue uma placa de homenagem ao sobrinho do desembargador Jorge de Miranda Magalhães, o juiz Josimar de Miranda Andrade, que o representou.

01 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ