Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



A atriz Maitê Proença faz relato emocionado durante a abertura
da 8ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa

clique nas imagens para ampliar

“As mulheres do mundo inteiro ainda sofrem com prostituição, com casamentos prematuros. Elas têm filhos que não desejam e que não conseguem criar. Elas sofrem com trabalhos forçados. Elas não têm direito à educação, ao reconhecimento, à liberdade. Elas são estupradas, espancadas e, às vezes, mortas com impunidade. ” Com essa declaração, a atriz Maitê Proença iniciou sua participação na abertura da 8ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que tem como tema principal as crianças e adolescentes vítimas nos próprios lares, no auditório da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, Desembargador Antônio Carlos Amorim, no Fórum Central do Rio.

Para um auditório composto principalmente por magistrados, juristas e estudantes de Direito, a atriz contou um pouco da sua própria história de vítima de violência doméstica. Ela disse que, ainda na pré-adolescência, viu a família ser destruída, quando a mãe foi morta pelo pai. Maitê Proença fez um alerta às mulheres que sofrem maus tratos dentro de casa. “A violência tem um jogo de tensões que vai subindo numa escalada. Mas tem uma hora em que o padrão muda, em que acontece alguma coisa diferente. É um objeto que voa, é uma palavra que nunca foi dita que é dita naquele momento, um tapa. E esse é o momento para usarmos os dispositivos da lei, porque esse primeiro gesto de violência pode ser o início do fim”, concluiu.

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, compôs a mesa de honra ao lado do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza. A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia, que presidiria o encontro, não pôde comparecer, mas enviou um vídeo agradecendo aos juízes do Estado do Rio pelo trabalho na solução de conflitos gerados por violência doméstica.

A expectativa do TJRJ é de que sejam realizadas mais de 1,5 mil audiências sobre violência contra as mulheres entre de 21 a 25 de agosto. A semana Justiça pela Paz em Casa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


21 de agosto de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ