Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Relação Paterno-Filial é discutida na EMERJ

 

Com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, o Fórum Permanente de Direito de Família da EMERJ promoveu, no último dia 20 de agosto, a sua 35ª Reunião com o tema “Responsabilidade Civil na Relação Paterno–Filial”. O evento foi aberto pela presidente do Fórum, desembargadora Katya Maria Monnerat, teve como palestrante o advogado mineiro e presidente nacional do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira e como debatedora a juíza Andréa Maciel Pachá.

Ao iniciar sua palestra, o presidente da IBDFAM refletiu sobre o abandono e a diferença entre amor conjugal e o paterno–filial, chamando atenção para a responsabilidade dos pais: “O pai, que teve o filho planejado ou não, tem de ser responsabilizado de alguma forma, não se pode premiar a irresponsabilidade paterna”. Ao final de sua apresentação Rodrigo da Cunha Pereira disse: “Eu gostaria que nos pudéssemos pensar na questão da responsabilidade paterno-filial com os novos valores jurídicos do direito de família, e como nós podemos melhorar a vida dessas pessoas a partir desses instrumentos jurídicos e judiciais que são tão importantes. Isso nos traz uma missão ética.”

A Juíza Andréa Pachá chamou atenção para a importância da discussão na sociedade, nos processos de responsabilidade paterno- filial, já que ela é a destinatária final da prestação jurisdicional. Ao encerrar a desembargadora Katya Maria Monnerat falou: ”Nós queremos que o nosso Tribunal seja mais moderno, mais reflexivo, e essa matéria tem sido discutida muito entre nós.”