Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Quarenta e um alunos se formam em curso de especialização em Direito Penal e Processual Penal da EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) formou 41 alunos no curso de especialização de Direito Penal e Processual Penal – na modalidade de pós-graduação latu sensu. A solenidade de formatura dos pós-graduados ocorreu na noite desta segunda-feira, 07 de maio, com a presença do diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Sob a coordenação acadêmica e científica do desembargador federal Abel Gomes, esta foi a primeira turma do curso, que contou com uma carga horária de 424 horas-aula, 15 módulos e 21 professores. As aulas foram expositivas, com grupos de estudos, mesas de discussão, métodos de pesquisa e análises didáticas.

“É com grande satisfação que a EMERJ conclui este curso. O Direito Penal e o Processual Penal passam por temas polêmicos, e desafios diários levam o profissional do Direito a um necessário enfrentamento das questões controversas atuais, na busca do aprimoramento profissional e na consequente melhoria dos serviços prestados à população”, disse o diretor-geral na abertura da formatura.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo considerou ainda: “A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é parte dessa dinâmica de renovação, e por tal, se empenha no desenvolvimento técnico e jurídico de alunos e magistrados pelo fomento à capacitação, sempre em prol do equilíbrio social. E nesse contexto, a noite é de celebração. Hoje a sociedade ganha 41 novos aliados nessa luta pela equalização dos direitos e pelo exercício democrático da cidadania. A EMERJ se orgulha de fazer acontecer este momento ”.

O professor e paraninfo da turma, o procurador da República José Maria de Castro Panoeiro, parabenizou os formandos e disse: “O nosso papel aqui não foi o de ensinar nada do que vocês já não soubessem, mas sim o de trazer conceitos novos, ideias diferentes, e a partir da interação entre professor e aluno, ainda que momentaneamente, construímos um conhecimento diferenciado”.

Panoeiro finalizou com a seguinte mensagem: “Os caminhos aqui são muito diversos; temos advogados, defensores públicos, juízes. Em muitas vezes, a prática vai nos colocar em lados opostos, porém isso não impede que a nossa troca de experiência e interação sirva para uma compreensão melhor e mais profícua do Direito”.

As professoras Cláudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero, promotora de Justiça, e Ana Lúcia da Costa Barros, delegada de polícia, foram homenageadas pelos alunos. O orador da turma foi Helio Guahyba Nunes Junior. Ao final da solenidade, foram entregues os certificados de conclusão aos alunos.


09 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.