TJ, EMERJ e CEJIJ promovem debate sobre drogas

Organizado pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ) do TJRJ em parceria com a EMERJ, aconteceu nos dias 14 e 15 de julho o seminário “As Drogas e seu uso na Sociedade de Consumo”, no Auditório Antonio Carlos Amorim. Na ocasião, foi lançado o “Guia da rede de atendimento ao usuário ou dependente de drogas”.

O desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJRJ, abriu o seminário e ressaltou que a proliferação de drogas cada vez mais pesadas está se intensificando, com resultados catastróficos. “O problema das drogas é mundial, não apenas brasileiro. A situação não é fácil de resolver. Devemos encontrar soluções”, declarou o presidente.

Em seguida, a coordenadora da CEJIJ, desembargadora Conceição Mousnier, destacou que a sociedade contemporânea privilegia o ter e consome freneticamente os bens produzidos. “É a valorização do ter, do consumir bens e drogas de qualquer natureza, o que leva à corrupção, ao tráfico, à prostituição infantil. Nesse consumo, busca-se apenas a exterioridade e, assim, a droga preenche um vazio”, afirmou. Para a desembargadora, a libertação do jovem desse movimento de degradação, que é o vício da droga, deve passar pela prevenção, pela valorização do ser humano e pelo repasse do conhecimento sobre o uso das drogas e suas consequências. “Neste país, temos democracia política, mas não temos democracia social”, declarou. 

Para a desembargadora Leila Mariana, diretora-geral da EMERJ, o tema tratado é realmente candente - a droga atinge o jovem, a família e toda a sociedade; daí a importância deste encontro. E afirmou: “Podemos transformar em curso on-line todo esse material aqui produzido, para que seja divulgado em outras Escolas da Magistratura e principalmente para os educadores, que são os agentes de transformação”.

Também fizeram parte da mesa de abertura o Corregedor-Geral do TJRJ, desembargador Antonio José Azevedo Pinto; o presidente do Conselho Consultivo da ESAJ, desembargador Sidney Hartung; os juízes Pedro Henrique Alves, Sandro Pithan Espindola, Alexandre Teixeira de Souza, Marcius da Costa Ferreira e o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem.

O seminário contou ainda com os seguintes palestrantes: Fernanda Saint-Martin, Ana Lúcia da Silva, Marta Filartiga Henning, Juliana Pimenta, Francisco Inácio, Ivone Ponczec, Jairo Werner, Rita Cavalcante, Gilberta Acserald, Sônia Izecksohn, João Antonio dos Santos Netto e Maria Teresa Aquino.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.