Promotor de Justiça palestra sobre acordo em ações coletivas e lança livro

clique nas imagens para ampliar

O promotor de Justiça Humberto Dalla Bernardina esteve na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) na tarde desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, para lançar sua obra “Jurisdição e Pacificação: limites e possibilidades do uso dos meios consensuais de resolução de conflitos na tutela dos direitos transindividuais e pluri-individuais”.

Antes do lançamento do livro, o promotor de Justiça Humberto Dalla Bernardina proferiu palestra sobre a possibilidade do acordo envolvendo as questões coletivas. Participaram também da mesa de debates as desembargadoras Claudia Pires dos Santos Ferreira e Inês da Trindade, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Supervisora dos Cursos de Extensão, de pós-graduação e de convênios e parcerias (Cocep) da EMERJ, que coordenaram o evento.

Segundo o promotor, vem sendo bastante discutida a possibilidade do acordo envolvendo as questões coletivas, não apenas na ação civil pública, mas também quando o Tribunal instaura um julgamento repetitivo, no caso do TJRJ, um incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR). “Foi a partir daí que se originou a nomenclatura ‘direitos transindividuais e pluri-individuais’”, ressaltou.

Para Bernardina, não cabe mais discutir se é possível ou não o acordo em direitos indisponíveis. “É logico que cabe. A questão é até que ponto, quais são os limites. Na minha opinião, é possível ir até o ponto em que o legislador não proíbe; pode-se fazer acordo sobre tudo aquilo que não é vedado pela lei”, disse.

Sinopse da obra

A obra enfoca a problemática da insuficiência do acesso à Justiça no plano nacional e apresenta um novo enfoque da questão a partir da desjudicialização e da incorporação dos meios consensuais ao conceito de jurisdição. Com isso, mantém-se a jurisdição como polo metodológico do processo, mas, agora, compreendida numa vertente mais ampla. A seguir, é examinada a real vocação da jurisdição para a pacificação dos conflitos, com ênfase no redimensionamento do Poder Judiciário e na redemocratização do Processo Civil brasileiro. Na sequência, é visto o fenômeno da coletivização, estudado desde os primórdios da ação civil pública, passando pela tutela dos direitos pluri-individuais e chegando aos mecanismos de julgamento repetitivos consolidados no CPC/2015 e o papel nomofilácico dos Tribunais. É abordada também a inter-relação da pacificação com a coletivização e a uniformização. São examinados os limites do consenso na tutela coletiva e o uso dos meios consensuais nas ferramentas de julgamentos repetitivos, inclusive com o emprego de dispositivos eletrônicos. Por fim, é sublinhada a ressignificação da tutela jurisdicional contemporânea, a ideia da eficácia horizontal do direito fundamental a uma tutela acessível, instrumental, efetiva, adequada e pacificadora, e a necessária estruturação do sistema multiportas e a construção das conexões entre o sistema judicial e os meios extrajudiciais de solução de conflitos.

11 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.