“Projeto de Lei nº 6583/2013 no Segmento Infância e Juventude” em discussão na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica abordou, no último dia 8 de junho, no auditório Antonio Carlos Amorim, o tema “Repercussões da Aprovação do Projeto de Lei nº 6583/2013 no Segmento Infância e Juventude”. A mesa de abertura foi presidida pela desembargadora Ivone Ferreira Caetano e as palestrantes convidadas foram as psicólogas Maria Cristina Milanez Werner e Glícia Barbosa de Mattos Brazil, e as juízas Maria Cristina de Brito Lima e Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

Divido em duas partes, o encontro teve início com a participação da presidente do Fórum, desembargadora Ivone Caetano, que fez uma introdução sobre o tema e pontuou: “Toda Lei é criada para regularizar as situações existentes na sociedade. Acho que estamos caminhando para decisões que podem gerar problemas sérios. Os filhos fora do casamento eram ilegítimos e não tinham direito a nada. Foi uma luta para conseguir a paternidade dessas crianças reconhecida. Outra questão séria é a adoção por casais homoafetivos. Acho que a sociedade tem que estar atenta”.

Em seguida, a psicóloga Maria Cristina Werner abriu os debates da manhã e expôs: “Não basta ser a favor ou contra, é só olhar para a realidade. A ideia do Estatuto da Família é muito boa. O problema é a concretização da mesma. A primeira coisa a se definir é o conceito de família. E não temos só famílias de pais, mães e filhos”.

Já na parte da tarde, a juíza Maria Aglaé encerrou as palestras do dia e concluiu: “Não existe um fato social que aconteça por força de uma Lei. Ele é uma transformação do entendimento da sociedade. Existe o princípio da vedação do retrocesso, se nós avançarmos em direitos sociais, não podemos retroceder, e para isso precisamos muito dessa interdisciplinaridade”. Em seguida, ocorreu um intenso debate entre as componentes da mesa e o público presente.

 



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.