Professores falam sobre o Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ

clique na imagem para ampliar

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em nível de pós-graduação lato sensu é credenciado pelo Conselho Estadual de Educação e estruturado em seis períodos, com objetivo de formar o aluno nas principais áreas do Direito Público e Privado.

Além das mais de 1.700 horas em sala de aula e resolução de casos concretos, o curso oferece o aprofundamento das técnicas de sentença, monitoria acadêmica, aulas sobre português jurídico, provas periódicas a cada dez dias e estágio em varas ou câmaras do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que vale como prática jurídica para concurso público, além de aulas de metodologia de pesquisa e, ao final, orientação para monografia. O aluno conta ainda com ampla biblioteca e pode participar de palestras e seminários da Escola.

Um dos grandes diferenciais do curso da EMERJ é o corpo docente de referência no meio acadêmico e jurídico. Os professores Renata Chamma e Rodolfo Hartmann falaram a respeito do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Confira abaixo o que cada um dos professores considerou sobre a Escola.

Renata Chamma

Sobre a relevância do curso para o aperfeiçoamento do bacharel em Direito e para a aprovação em concurso, a professora ressaltou: “O curso oferecido pela Escola da Magistratura não apenas aperfeiçoa o aluno, que já traz consigo uma bagagem jurídica, mas também possibilita que muitos outros formem uma base sólida de aprendizado, não apenas por meio do conteúdo doutrinário acerca dos assuntos discutidos, mas também pela cobrança dos posicionamentos jurisprudenciais aplicados pelos tribunais. Assim, a conjugação da obrigatoriedade do estudo da doutrina, jurisprudência, bem como a resolução de casos concretos e a constante realização de provas, com questões discursivas e objetivas, são pilares sólidos para uma aprovação em concurso público”.

Entre os pontos positivos da Escola, Renata destacou: “A constante cobrança do aluno, por meio dos casos concretos, provas com questões discursivas e objetivas, bem como técnicas de sentença diferenciam o curso oferecido pela EMERJ dos demais. Quanto mais o aluno pratica, maior são as chances de aprovação em concursos que exigem um maior grau de dificuldade”.

Renata contou como é exercer o magistério na EMERJ: “Como ex-aluna e monitora acadêmica, é muito gratificante fazer parte desse seleto grupo de professores palestrantes da Escola da Magistratura carioca. Mas, diferente do que muitos podem achar, trata-se de uma das tarefas mais difíceis e de maior responsabilidade do meu dia a dia, porque não basta que eu tenha o domínio acerca de determinado assunto referente ao Direito Ambiental, é necessária constante atualização, didática para explicar assuntos desconhecidos ou extremamente técnicos e, ainda, dinâmica de diálogo com o aluno, trazendo-o para dentro da sala de aula, para o debate acadêmico, envolvendo-o com o tema”.

Ao final, a professora deixou uma mensagem aos estudantes e professores: “Estudar e obter o título de pós-graduação na Escola da Magistratura é o sonho de muitos, mas também representa uma enorme responsabilidade, pois carregamos o nome e a excelência de uma das escolas mais tradicionais do país”.

Rodolfo Hartmann

Juiz federal, mestre em Direito e coordenador da pós-graduação de Processo Civil na EMERJ, Rodolfo Hartmann emitiu a seguinte declaração sobre a Escola: “A EMERJ é uma instituição no mercado há anos e tem seu nome reconhecido no meio jurídico pela qualidade dos seus cursos. Ela é considerada há muito como uma casa de excelência. Nos quadros da EMERJ, já lecionaram importantes juristas, como os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, o desembargador Wilson Marques e o advogado Sérgio Bermudes, entre muitos outros. Atualmente, ela conta com professores diferenciados e reconhecidos, entre os quais posso citar o desembargador Alexandre Freitas Câmara, em nome de todos os demais. Sem dúvidas, a EMERJ conta com a melhor equipe para cursos presenciais de todo estado do Rio de Janeiro e, também, do Brasil”.

O professor contou sobre como o curso é ministrado e como requer dedicação dos alunos. “A EMERJ tem uma rotina bastante puxada para o aluno. São três anos com vinte horas de aulas semanais. Existem tarefas diárias para serem realizadas no lar. A exigência é muito grande, inclusive quanto a pontualidade e presença”.

Sobre o corpo docente, o juiz ressaltou: “O aluno encontrará professores das mais diferentes áreas, ou seja, magistrados, advogados, promotores, defensores e acadêmicos, permitindo que o aluno tenha uma visão bem mais ampla da ciência jurídica e esteja aberto a diversas linhas argumentativas. Tenho me surpreendido positivamente também com o aprofundamento que estamos tendo nas monografias ao final do curso”.

Rodolfo relatou o dia a dia na EMERJ: “É maravilhoso o relacionamento entre professores, alunos e equipe de agentes públicos. São muitas turmas, muitos agendamentos, muitos materiais de estudo e a logística costuma correr sempre bem. Os alunos são curiosos e estudam muito, tornando o debate muito rico. Às vezes sobram vagas na prova de ingresso da EMERJ, pois o intento não é ‘monetizar’ e sim criar um ambiente propício ao estudo jurídico, fomentando uma nova geração de futuros juízes ou profissionais desta área. A localização da EMERJ e suas salas e auditório também são perfeitos, facilitando o transcurso das aulas”.

“Sou extremamente orgulhoso de lecionar na EMERJ. Foi a ´escola´ em que me senti mais ´estimulado´ para atingir meus objetivos. Comecei meus estudos na Escola em 2000. O último dia de aula da EMERJ coincidiu com a data da minha posse como magistrado. Foi o fim de um ciclo e início de outro. E assim tem sido durante todos estes anos. A EMERJ é acolhedora para os que se dedicam seriamente”, finalizou o magistrado e professor.


19 de outubro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.