Professor Nabor Bulhões ministra palestra na EMERJ e é homenageado


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoveu, no dia 29 de agosto, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, a palestra “O Valor da Advocacia na Defesa do Estado Democrático de Direito”, proferida pelo advogado Antônio Nabor Areias Bulhões. O evento foi conduzido pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa. Participaram como debatedores o doutor em direito penal José Carlos Porciúncula e a professora e doutora em direito Victória-Amália Sulocki. Também esteve presente na mesa de abertura o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Sérgio Coelho.

O desembargador Caetano abriu o encontro tecendo elogios ao doutor Antônio Nabor Areias Bulhões, por representar brilhantemente a classe dos advogados, e declarou: “Ele é sem dúvida um dos melhores advogados do Brasil e responsável pela efetividade da nossa democracia”.

NO palestrante Nabor Bulhões iniciou seu discurso falando sobre a história da democracia brasileira, sobre a participação dos advogados no processo de democratização e destacou a importância de darmos efetividade ao texto constitucional: “estar na Constituição não significa garantia de nada, se não houver aqueles fatores efetivos que permitam a implementação do texto constitucional. O nosso sistema de controle de constitucionalidade é notável, e hoje constitui o sistema mais completo do mundo; se não funciona adequadamente, isso tem a ver com outros fatores; relacionados à normatividade constitucional”, relatou o advogado Nabor Bulhões.

Ao término do encontro, o desembargador Caetano Ernesto prestou tributo ao palestrante, o advogado e jurista Nabor Bulhões, e, para fazer a entrega da placa em sua homenagem, convidou o desembargador Álvaro Mayrink da Costa e o professor Juarez Tavares.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.